TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Procedimentos para elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Científicos

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  19.517 Palavras (79 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 79

[pic 1]

MARIA STELA DE VASCONCELOS NUNES DE MELLO

Procedimentos para elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Científicos

Manaus

2014

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM

        DISCIPLINA : METODOLOGIA DO TABALHO CIENTÍFICO

        

Apresentação

        A presente apostila tem por objetivo auxiliar os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IF-AM (Campus Manaus Centro) na elaboração de trabalhos acadêmicos. Neste trabalho elegemos os conceitos  utilizados com maior freqüência na elaboração de trabalhos científicos que representam toda a produção de conhecimento. Cada trabalho científico possui uma estrutura própria, estabelecida de acordo com as Normas da ABNT.

        Entendem-se como trabalhos acadêmicos as expressões por escrito sobre temas atribuídos em disciplinas e cursos de graduação ou de pós-graduação nos diversos níveis. Os trabalhos de pesquisa, também denominados trabalhos acadêmicos, podem ser subdivididos em monografias, quando forem desenvolvidos em cursos de graduação, para conclusão de curso de graduação ou requisito para obtenção de título de pós-graduação lato sensu, especialização, dissertações e teses de pós-graduação stricto sensu, sendo a dissertação usada para a apresentação de estudos sobre temas previamente estudados e a Tese para apresentação de temas inéditos, ambos usados para a obtenção dos títulos de mestre e de doutor, respectivamente.

        

        A seguir, apresentamos definições de trabalhos científicos :

MONOGRAFIA        - É o documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecidas que se complementam (NBR 6023:2002).

PROJETO DE PESQUISA – É o tipo de documento que apresenta um plano prévio ao desenvolvimento do trabalho até o seu final. Não possui capítulos, sendo composto de folha de rosto, sumário e do projeto propriamente dito, com numeração sequencial única NBR 15287:2011).

DISSERTAÇÃO – É o documento que contém o resultado de um trabalho experimental ou de uma exposição de estudo científico de tema único e bem delimitado na sua extensão, visando à reunião, a análise e a pertinente interpretação de informações. Deve evidenciar o conhecimento do aluno a respeito da literatura existente sobre o tema e sua capacidade de sistematização. É feita sob a coordenação de um orientador (um Doutor), buscando a titulação de Mestre (NBR 14724:2011).

TESE – É o documento resultante de um trabalho de cunho experimental ou a exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado, devendo ser confeccionado a partir de investigação original, sob a coordenação de um Orientador (um Doutor), buscando a titulação de Doutor ou similar (NBR 14724:20011).

TRABALHO ACADÊMICO (Trabalho de  Conclusão de Curso - TCC) – Um documento que representa o resultado de estudos, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que será obrigatoriamente emanado de disciplinas, módulos, estudos independentes, cursos ou programas. Deve ser feito sob coordenação de um orientador mestre ou doutor. (NRB  14:001.1.2001).

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – É o documento que apresenta o relato completo e objetivo do período de estágio cumprido pelo aluno em atendimento a exigência da Instituição de Ensino, contendo as experiências, os programas desenvolvidos e os objetivos propostos e alcançados, as observações técnicas e outras informações exigidas.

O trabalho científico sempre depende dos objetivos do pesquisador, do tipo de problema que enfoca, podendo utilizar fontes primárias ou secundárias. A estrutura monográfica deverá ter partes obrigatórias (o) e algumas são opcionais.

        

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CONFORME NORMAS TÉCNICAS

 A elaboração de trabalhos acadêmicos e relatórios de pesquisa  é simples e prática, remetendo a algumas referências, na intenção de estabelecer uma padronização e uniformização metodológica de qualidade, que possa orientar na produção acadêmica. No final destes estudos o estudante deverá estar apto a estruturar um trabalho acadêmico, segundo as normas técnicas oficiais.

        O que são NORMAS TÉCNICAS?  NORMAS TÉCNICAS é o conjunto de especificações técnicas em que estão contidas as linhas de orientação, regras ou características essenciais de um serviço ou produto (FURASTÉ, 2010, p. 7). 

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT é o órgão responsável pela formalização dos componentes técnicos em todas as áreas do conhecimento humano.

O que são trabalhos científicos? Os trabalhos científicos são toda a produção de conhecimento que devem ser datilografados (digitados) ou impressos eletronicamente obedecendo às Normas da ABNT.  São trabalhos científicos: Tese de Doutorado confere o título de DOUTOR; Dissertação de Mestrado confere o título de MESTRE; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia quando apresentados no final do curso de Graduação, confere o título de BACHAREL ou LICENCIADO em.....(observação: nem todas as universidades ou faculdades exigem); são trabalhos científicos ainda, Relatório Técnico-Científico (RTC) e Relatórios de Estágio (RE).

Dependendo do tipo de trabalho científico, é preciso compreender que cada um dos trabalhos acima mencionados possui uma estrutura própria, de acordo com as normas da ABNT.

Trabalhos inéditos ou originais contribuem para ampliação do conhecimento, servem de referência para outros estudos, onde o pesquisador reproduz a sua experiência na obtenção dos dados, repete a forma como os dados foram obtidos e os dados são precisos, exatos que permitem verificar como se chegou a estas conclusões.

O trabalho científico sempre depende dos objetivos do pesquisador, do tipo de problema que enfoca, podendo utilizar fontes primárias ou secundárias. A estrutura monográfica deverá ter partes obrigatórias (o) e algumas são opcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (133.3 Kb)   pdf (756.9 Kb)   docx (580.3 Kb)  
Continuar por mais 78 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com