TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Inteperismo

Por:   •  22/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

INTEMPERISMO

Intemperismo é um conjunto de processos naturais que causa a alteração das rochas próximas da superfície terrestre. Quando as rochas afloram na superfície elas estão sujeitas ações físicas, químicas e biológicas, que é controlada pelo clima, relevo, fauna e flora, alem do tempo de exposição da rocha.

         Quando uma rocha sofre intemperismo, libera seus produtos, que podem ser removidos fisicamente (mecanicamente) e em soluções, e ainda transporte e sedimentação.

  1. TIPOS DE INTEMPERISMO

        Como o intemperismo pode ser causado por processos físicos, químicos e biológicos, o intemperismo se divide em:

1.1 Intemperismo Físico

O Intemperismo físico corresponde à ruptura das rochas da crosta terrestre por esforços inteiramente mecânicos, que é atribuído por varias causas, sendo que algumas forças se organizam no interior da própria rocha e outras por ações externas.

Os principais mecanismos de intemperismo físico são: alivio de pressão, cristalização ou congelamento em poros e fratura e expansão térmica.

Muitas rochas possuem propriedades elásticas e se encontram comprimidas a grandes profundidades pelo peso das rochas superpostas. Quando as rochas de cima são intemperisadas e erodidas, a pressão é aliviada e as rochas se expandem provocando fraturas.

Quando a água que preenche fissuras e poros das rochas sofre congelamento, o volume da água contida passa exercer uma força de expansão por congelamento, suficiente para fraturar uma rocha. Um outro caso é pela cristalização de sais, que se forma pela evaporação da água, causando desagregação das rochas.

O intemperismo físico por expansão térmica se dá pelas grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite, mais freqüentes em regiões desérticas.

1.2 Intemperismo Químico

        Com a ação do intemperismo físico, há um aumento na superfície de contato das rochas, facilitando o intemperismo químico.

        Quando as rochas afloram, seus minerais entram em desequilíbrio, ocorrendo reações químicas que  conduzem o mineral a um arranjo mais estável, sob novas condições de temperatura e pressão. As modificações das condições ou composição de certos minerais pela presença de água e\ou ar produzem novos minerais mais estáveis sob estas condições, denominados neo formados.

        O principal agente do intemperismo químico é a água apesar de poucos minerais formadores das rochas reagirem com a água pura, exceto os mais solúveis (evaporitos).

        As águas pluviais e subterrâneas são levemente acidas devido a dissolução de CO2 da atmosfera e o O2 da água formando H2CO3.

Durante o intemperismo químico das rochas as principais reações químicas ocorrentes são a dissolução, oxidação ou reação, hidratação ou hidrolise, carbonatação.

        O primeiro estágio é a dissolução, que dependerá da quantidade e qualidade da  água envolvida e da solubilidade do mineral, sendo mais comum em regiões de climas secos. As reações de oxidação e de redução dependem do potencial de oxirredução, que varia com a concentração de substancias reagentes. A hidratação consiste na adição de água a um mineral sem ocorrer reações químicas enquanto a hidrolise é uma reação do mineral com a água. A carbonatação é o processo de intemperismo mais comum na natureza, principalmente em climas tropicais, onde é intensificado pela contribuição do CO2 de origem vegetal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com