TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Reações Químicas

Por:   •  8/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVO        4

3        PARTE EXPERIMENTAL        5

3.1        MATERIAIS        5

3.2        PROCEDIMENTO        5

4        RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

4.1        MEDIDAS DE TEMPERATURA        7

4.2        MEDIDAS DE MASSA        7

4.3        MEDIDA DE VOLUME (EXATIDÃO E PRECISÃO)        8

5        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXO 1        11



  1. INTRODUÇÃO

A forma mais comum para definir a química seria que se trata da ciência das substancias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, de suas propriedades combinatórias, de processos de obtenção, de suas aplicações e de sua identificação.

Na primeira aula de laboratório, foram realizados os experimentos de medidas de massa, volume e temperatura, onde foi analisada a exatidão das vidrarias, os cálculos de densidade e volume.

Esse relatório apresenta as medidas obtidas através da utilização da balança para a pesagem e das vidrarias para a medição e com isso podemos entender que medir é um ato de encontrar um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar.

Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão. Elas contêm coeficiente de expansão muito pequeno, devido a este fator as variações de volume em função da temperatura de um recipiente de vidro não precisa ser levadas em consideração.

Erros nas medidas geralmente são causados por calibração imperfeita nos aparelhos, a ação da tensão superficial sobre as superfícies liquida, dilatações e contrações provocadas pela variação de temperatura, e também pela linha de visão do observador não estar na altura do menisco (erros de paralaxe) entre outros.


  1. OBJETIVO

Ao final da experiência o aluno deverá conhecer sobre as normas de segurança, relacionar acidentes mais comuns em um laboratório.

Apresentação dos resultados obtidos nas experiências realizadas dentro do laboratório.

Mostrar que o aluno estará apto a usar e fazer leitura de termômetro, pipeta, proveta, balança.

Aprenderá a utilizar algarismos significativos e distinguir o significado de precisão e exatidão.


  1. PARTE EXPERIMENTAL
  1. MATERIAIS

Os materiais usados para esse experimento foram Béquer de 200 ml, bastão de vidro, béquer de 50 ml, rolha de borracha, cadinho de porcelana, vidro de relógio, pipeta volumétrica (50 ml), termômetro, gelo, cloreto de sódio (NaCl), conta gotas, proveta.

  1. PROCEDIMENTO

Para o experimento de temperatura colocou-se 200 ml de água de torneira em um béquer (200 ml), mediu-se a temperatura utilizando o termômetro apresentando a temperatura de 30°C, depois de feito o experimento a água foi descartada na pia.

No béquer (200 ml) foi preparada uma mistura de 20 ml de água e gelo, agitando com o bastão de vidro e utilizando o termômetro foi apresentada a temperatura 10º. Foi adicionado 5g de cloreto de sódio (Nacl – sal de cozinha) e foi agitado com o auxílio de um bastão de vidro notou-se uma temperatura de 5,8°C.

Foram utilizados para o experimento de massa três objetos: uma rolha de borracha, um cadinho de porcelana e um frasco de pesagem (vidro de relógio). Antes de pesa-los foi estimado qual dos objetos mais pesados e qual o mais leve e foram enumerados de acordo com o seu peso. Com essa estimativa obteve-se o resultado apresentando a rolha de borracha ser o objeto mais pesado e o vidro relógio o mais leve.

Foi pesado um béquer seco e adicionado 50 gotas de água destilada com um conta-gotas e pesado novamente. O objetivo desse experimento foi de encontrar o número de gotas em um mililitro (ml) e o volume de uma gota de água o valor encontrado para o volume foi 1,79 cm³, o valor em gotas em um ml foi 27,93 gotas. 

Nesse procedimento foi usado um béquer seco e seu peso foi anotado, em uma proveta foram adicionados 50 ml de água destilada e foi adicionada no béquer e o conjunto foi pesado. Em seguida foi medida mais 50 ml de água destilada e adicionada no mesmo béquer e foram pesados. Novamente foi adicionado mais 50 ml de água destilada e pesado todo o conjunto. A medida apresentada do béquer vazio foi 45,1g, com a adição de 50 ml foi de 116,1g, mais 50 ml foi 165,9g e adicionado mais 50 ml no total de 150 ml dentro do béquer foi 215,4g. Esse experimento foi permitido à percepção de três medidas diferentes adicionados no mesmo béquer.

No experimento com pipeta volumétrica foi utilizado o mesmo béquer já pesado anteriormente ele foi secado, adicionamos 50 ml de água destilada utilizando uma pipeta volumétrica, pesamos o conjunto. Foi medido novamente 50 ml de água destilada na pipeta volumétrica e adicionados no béquer que já continha 50 ml de água, o conjunto foi pesado. Novamente foram adicionados 50 ml de água destilada e pesado novamente. Os conjuntos pesados apresentaram as seguintes medidas, 116,4 g para o conjunto com apenas 50 ml, 166,2 g para a segunda medida de 50 ml e 215 g para o conjunto completo das três medidas.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Experimento realizado em 31 de março de 2017 em Ituiutaba na instituição UEMG.

  1. MEDIDAS DE TEMPERATURA

A Temperatura da água de torneira foi de 30°C,  a temperatura da água com gelo depois de agitada foi de 10°C e a temperatura da água com gelo e sal 5,8°C.

  1. MEDIDAS DE MASSA

O experimento com os objetos rolha de borracha, vidro relógio e cadinho de porcelana apresentou a ordem de massa estimada onde a rolha de borracha é o objeto mais pesado. Os dados desse experimento estão apresentados na tabela 1.

Tabela 1 – Massa dos Objetos analisados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com