TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tópicos do Trabalho: Relacionar o pH Sanguíneo

Por:   •  21/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

Tópicos do trabalho:

Relacionar o pH sanguíneo (sistema tampão) com os aspectos relacionados à saúde.

Quando falamos em pH, estamos nos referindo ao potencial hidrogeniônico da solução, ou seja, o número de cátions de hidrogênio dispersos no solvente da solução. A sigla pH é usada como referência para determinar a acidez do meio. No entanto, os químicos também usaram o pH como referência para determinar se outros meios além do ácido são alcalinos ou neutros, sendo um conceito usado até dentro do nosso corpo para vermos por exemplo o pH sanguíneo, uma vez que estando com o pH abaixo da média (acidose como é chamado) ou acima (alcalose como é chamado), pode desencadear uma série de doenças e alterações genéticas mais sérias.

O pH ideal para nosso sangue é de 7,34 a 7,44, onde abaixo de 7,34 é considerado como acidose e acima de 7,44 é considerado alcalose. O nível de pH consiste em uma tabela que vai de 0 a 14, sendo representada respectivamente por ser uma solução mais ácida ou alcalina, e o 7 que se encontra no meio, seria uma solução neutra.

Os valores de pH sanguíneo estão diretamente ligados a nossa alimentação, já que nosso corpo possui uma espécie de sistema tamponado, onde ele regula nosso pH automaticamente conforme vamos nos alimentando, já que existem alimentos que são fornecedores de ácido e outros que são fornecedores de alcalinos. O excesso ou a falta de algum tipo de alimento pode gerar falhas no sistema tamponado e alterar o pH fazendo com que possamos desenvolver algumas doenças como:

Acidose metabólica, que é causada pelo excesso de ácido no sangue, que causa uma série de problemas, já que o nosso corpo estará tentando a todo momento se livrar desse ácido a mais, fazendo um esforço maior e causando incômodos.

Alcalose metabólica, ocorre quando o pH do sangue está acima do comum, que assim como a Acidose metabólica e Alcalose faz sentir um mal estar, e dificulta também no sistema digestório e excretor, já que o corpo tenta reter o máximo de alcalino para que o pH volte ao normal.

Escrever a equação de ionização do ácido carbônico e a correspondente expressão da constante do equilíbrio iônico para o sangue.

A constante de dissociação de ácido Ka, também conhecida como constante de ácido ou constante de ionização de ácido, é uma medida quantitativa da resistência ao ácido em uma solução. É a constante de equilíbrio de uma reação química chamada dissociação em uma reação ácido-base.

Classificar o sistema sanguíneo em ácido, neutro ou básico, comparando o valor de seu pH com a escala de pH.

Para classificar o sistema sanguíneo de um modo mais prático, podemos utilizar a tabela de escala do pH. (abaixo)

O pH do sistema sanguíneo normalmente é classificado em básico, com sua escala em 7,35 á 7,45 podendo assim então, classificar e comparar o pH em ácido, neutro ou básico da seguinte maneira, podendo utilizar também a tabela.

Em uma escala de 0 a 7 o pH do sangue se torna ácido.

No ponto 7 o pH se classifica como neutro.

Já na escala de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com