TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os efeitos do CO2

Por:   •  19/5/2015  •  Monografia  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

JEIF 18 e 19/02

SABERES E NÃO SABERES

O presente documento tem como principal objetivo comentar sobre o artigo intitulado “Saberes e não Saberes”, onde a professora Andréa Serpa relata sua experiência com um aluno que apresenta a dificuldade em desenvolver a competência leitora e escritora, durante o processo de alfabetização, procurando assim relaciona-lo com a prática docente.

No início do artigo a professora comenta que assumiu uma turma de 1º ano EF, e terá o dever de alfabetiza-los, assumindo assim seu papel contra o analfabetismo.

Após os primeiros meses de trabalho a professora percebe que sua metodologia estava surtindo resultados, já que grande parte das crianças começavam a desenvolver as competências de leitura e escrita.

Mesmo obtendo sucesso com grande parte da turma a mesma não deixou de destacar os alunos que não desenvolveram essas habilidades. Nesse grupo o destaque foi Paulo, aluno que, segundo observações, reconhece poucas letras, é desorganizado, fala muito, entre outras características.

Analisando esse caso, a professora comenta com as colegas de trabalho e decide trabalhar com Paulo as competências com materiais diferenciados.

Tomada essa decisão a professora convoca o aluno e com um jogo faz formar e ler palavras. Através desse trabalho a professora percebeu que esse aluno passou a dominara a competências de leitura e escrita, já que conseguiu formar e ler palavras com facilidade.

Deste modo a professora reflete e se questiona sobre a avaliação de Paulo, e chega a considerar que o aluno tenha um processo próprio de aprendizagem, que não se encontrava afinado como o dela; mas nem por isso o aluno deixou de dominar as habilidades.

No final do artigo a professora declara que o aluno ensinou ela sobre a maneira de ler e escrever das crianças.

A partir do que foi exposto acima, podemos considerar que em uma sala de aula cada aluno representa um universo e que nós professores devemos buscar metodologias diversas para contemplar as dificuldades de cada um e obtermos sucesso na aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com