TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PETRÓLEO: O USO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 8

PETRÓLEO: O USO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

OIL: THE USE AND IT’S CONSEQUENCES

DE MORAES NÉO, Pedro Henrique 1

GÓIS JUNIOR, Geovano2 

 

Resumo

Este documento tem como objetivo primordial mostrar aspectos relacionados ao surgimento do petróleo, como por exemplo: discutir sobre os tipos de petróleo existente; mostrar que o petróleo é um dos principais minerais produzidos no Brasil e mostrar aspectos também relacionados ao uso do petróleo, como: as vantagens e desvantagens com a utilização do mesmo para o planeta. A metodologia usada foi à pesquisa bibliográfica, na qual houve um estudo sobre vários aspectos relacionados ao petróleo. Um dos principais propósitos alcançados com este trabalho foi entender a importância do petróleo para o mercado de trabalho, para as indústrias e etc.

Palavras-chave: Petróleo; Tipos de petróleo; Vantagens e desvantagens do uso do petróleo.

ABSTRACT

This document has as the main purpose to show aspects related to the emergence of oil, for example: discuss about the types of oil ; show that oil is one of the main minerals produced in Brazil and show aspects also related to the use of oil, such as the advantages and disadvantages with its use to the planet. The methodology used was the bibliographical research, in which there was a study about various aspects related to oil. One of the main objectives was understand the importance of oil for the labor market; for industries and etc.

Keywords: Oil; Types of oil, Advantages and disadvantages.

_____________

1Aluno do Curso de CeT da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN Pedrohmneo@gmail.com;  

2Aluno do Curso de CeT da Universidade Federal Rural do Semi-Árido,- RN juniorgois84@gmail.com.

INTRODUÇÃO

Há várias concepções sobre o surgimento do petróleo, porém dentre elas a mais conhecida é que o petróleo teve seu surgimento através de animais e vegetais acumulados no fundo de lagos e mares, passando por transformações químicas ao decorrer de milhares de anos.

Entre os principais tipos de petróleo existente podemos citar alguns, como por exemplo: Petróleo Brent (produzido na região do Mar do Norte, é o petróleo na forma bruta (cru). Existe também o petróleo light (tipo de petróleo leve, sem qualquer impureza). Outro tipo que podemos citar também é o petróleo Naftênico (contendo grandes quantidades de hidrocarbonetos), dentre outros tipos existentes.

No que se refere ao petróleo produzido no Brasil, podemos dizer que a primeira sondagem foi feita por Eugênio Ferreira de Camargo, no ano de 1892, e com o passar dos anos surgiu a Petrobras, tendo como alvo principal monopolizar a exploração do petróleo no nosso país.

No que se refere às vantagens e desvantagens do uso do petróleo, podemos citar: alta densidade de energia; fácil disponibilidade e também constante fonte de confiabilidade.

No que se refere às desvantagens do petróleo para o planeta podemos citar algumas como: emissão de gases de efeitos estufa; poluição da água e da terra; emissão de substâncias nocivas e produção de materiais tóxicos para o planeta.

Portanto, um dos objetivos principais que pretendemos atingir com esse trabalho é mostrar diferentes aspectos relacionados ao petróleo, seu uso, a contribuição do mesmo para a sociedade e ao mesmo tempo mostrar as vantagens e desvantagens de seu uso, ou seja, as conseqüências do mesmo para o nosso planeta

1 - HISTÓRIA DO PETRÓLEO

  1. – Surgimento do Petróleo

Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos)

O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.

1.2 – Petróleo no Brasil

        No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia. A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo. O petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil.

2 TIPOS DE PETRÓLEO

 

2.1 - Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.

 

2.2 - Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.

 

2.3 - Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.

 

2.4 - Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos.

 

  1. - Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

  1. PRINCIPAIS FORMAS DE USO DO PETRÓLEO  

3.1 Gás –

3.2 Gasolina – É um combustível construído basicamente por hidrocarbonetos (Compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio) e em menor quantidade, por produtos originados

3.2 Nafta - Um derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica (“nafta petroquímica” ou “nafta não-energética”) na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzenotolueno e xilenos.

3.3 GLP - é um dos sub-produtos do petróleo como a gasolinadiesel os  óleos lubrificantes, sendo retirado do mesmo através de refino em uma refinaria de petróleo. Torna-se liquefeito apenas quando é armazenado em bilhas/botijões ou tanques de aço em pressões de 6 a 8 atmosferas (6 a 8 kgf/cm²).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (354.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com