TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO E RECONHECIMENTO DO ACETILENO

Por:   •  20/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 3

PREPARAÇÃO E RECONHECIMENTO DO ACETILENO

Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB

Laboratório de química orgânica

Docente: Antônio Augusto Pereira de Souza

Discente: Edson Tadeu de Souza Silva

RESUMO: O seguinte relatório apresentará a preparação e reconhecimento do acetileno, demostrando através da prática suas propriedades e características, procedimentos, materiais e reagentes utilizados para sua obtenção.  

INTRODUÇÃO

O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, é um hidrocarboneto da classe dos alcinos. É o Alcino mais simples, constituído por dois carbonos e dois hidrogênios (C2H2). Os dois átomos de carbono estão ligados através de uma tripla ligação.

É um gás incolor, de odor desagradável que se liquefaz à temperatura de -83 °C e solidifica a -85 °C. É muito instável; sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona.

Ele é o principal composto a ser estudado nos alcinos, uma vez que o acetileno vem a ser composto de partida para a fabricação de inúmeros produtos industriais importantíssimos.

Esse relatório tem o intuito de descrever a nossa primeira prática em orgânica experimental que consistiu na obtenção e identificação do acetileno.

PARTE EXPERIMENTAL

Preparação e reconhecimento do acetileno

Materiais Utilizados:

Materiais

Reagentes

- Kitassato;

- Funil de decantação;

- Tubos de ensaio;

- Rolha perfurada;

-Tubo de vidro;

- Bico de Busen;

- Tubo de borracha;

- Tela de amianto;

-Becker;

- Pinça de Bohr;

- Papel de filtro;

- Funil;

- Carbeto de cálcio (CaC2);

- Hidróxido de amônio (NH4OH)

- Nitrato de prata a 3% (AgNO3);

- Permanganato de potássio (KMnO4);

- Bromo (Br2);

- Ácido Sulfúrico (H2SO4).

PROCEDIMENTOS

Métodos

Em um kitassato adicionamos água lentamente através do funil de decantação, com o auxílio da pinça de Bohr presa ao tubo de saída, observamos a formação do gás acetileno.

Reconhecimento

  1. Colocamos 2 ml de solução de nitrato de prata no tubo de ensaio. Juntamos 2 ml de hidrogênio de amônio que facilitou a precipitação do acetileno através da solução fechamos o tubo de ensaio com a rolha de borracha e agitamos, e repetimos. Filtramos o acetileno de prata e colocamos o papel úmido sobre uma tela de amianto e aquecemos cuidadosamente. Observamos pequenas explosões. É o acetileno de prata que é explosivo quando seco.

C-H≡C-H + AgNO3/NH4OH→H-C≡C-Ag

  1. Colocamos 2 ml de solução de permanganato de potássio e 1 ml de ácido sulfúrico e passamos uma corrente de acetileno através da solução e observamos a formação do composto.
  2. Colocamos 3 ml de água de Bromo no tubo de ensaio. Passamos uma corrente de acetileno através da solução e observamos a formação do composto.
  3. Filtramos o produto hidróxido de cálcio que está no kitassato, recolhemos a solução filtrada em um tubo de ensaio. Juntamos algumas gotas de solução de fenolftaleína. Observamos a coloração
  4. Por último fizemos a combustão do acetileno diretamente no tubo de vidro à mangueira.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Reação de obtenção do acetileno:

CaC2+ 2 H2O → Ca(OH)2+ HC ≡ CH

Ao misturar água ao carbeto de cálcio é produzido um gás: acetileno. Esta reação é exotérmica, pois durante seu processamento o kitassato aumentou de temperatura. Em laboratório esta reação é mais indicada para a produção de acetileno.

Reação de combustão completa do acetileno:

C2H6+ 7/2 O2→ 2 CO2+ 3 H2O

Ao aproximar o gás acetileno de uma chama houve uma pequena explosão devido a reação de combustão completa. Se a combustão for incompleta os produtos serão água e monóxido de carbono. Essa reação foi realizada com a finalidade de comprovar que o gás produzido foi realmente o acetileno comprovando sua propriedade inflamável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (572.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com