TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS IÔNICOS E MOLECULARES

Por:   •  24/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 4

PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS IÔNICOS E MOLECULARES

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo: Apresenta-se as condições necessárias para que haja condução de eletricidade utilizando conceitos químicos de substâncias iônicas e moleculares. Reconhecer alguns materiais que são condutores elétricos e entender porque alguns conduzem corrente elétrica e outros não.

1. INTRODUÇÃO

Os compostos são classificados em compostos iônicos e compostos moleculares. Os compostos iônicos são aqueles que possuem uma ou mais ligações iônicas, mesmo que apresente várias ligações covalentes. Na ligação iônica, as forças de atração são consequência da transferência completa de um ou mais elétrons de um átomo para outro sendo que um deles adquire carga positiva e o outro, negativa, surgindo as forças responsáveis pela ligação. A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperaturas e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula. Na ligação covalente a transferência de elétrons nunca é completa, pois estes são compartilhados e neste caso a força de atração entre o par de elétrons (carga negativa) e o núcleo (carga positiva) é o que mantêm os átomos unidos.

2. PARTE EXPERIMENTAL

2.1 EQUIPAMENTOS E REAGENTES

Foram utilizados no experimento agua da torneira, agua deionizada, sacarose, hidróxido de sódio, cloreto de potássio, acetona, álcool, solução de ácido clorídrico, limão, terra, conjunto lâmpada e fios para condutividade, béqueres de 50ml, tubos de ensaio, estante e pipeta.

2.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

PARTE A

Iniciou-se com o condutivímetro que foi ligado na tomada e os eletrodos que foram encostados um ao outro para conferir o fechamento do circuito.

Posteriormente, com o ácido clorídrico dentro do béquer, colocou-se o eletrodo do condutivímetro na solução e observou-se se a lâmpada acenderia ou não. Esse processo foi repetido com todas as substâncias e os resultados foram anotados, como consta na tabela 1.

ADICIONADOS À SOLUÇÃO CONDUZ CORRENTE ELÉTRICA

Ácido Clorídrico Sim

Cloreto de Potássio Sim

Água e Álcool Não

Terra Não

Limão Sim

Água e Terra Não

Água e Acetona Não

Hidróxido de Sódio Sim

Água e Sacarose Não

* Tabela 1

Parte B

Na segunda parte do experimento, as substâncias foram colocadas em seis tubos de ensaio contendo 2 ml de água, álcool e acetona, separadamente, e observou-se se as substâncias iriam solubilizar ou não. Os resultados foram anotados, como consta na tabela 2.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

SOLUÇÃO

1 2 mL de Água + 0,5 g de Cloreto de Potássio

2 2 mL de Água + 1 ml de Álcool

3 2 mL de Água + 0,5 g de Sacarose

4 2 mL de Álcool + 0,5 g de Cloreto de Potássio

5 2 mL De Álcool + 0,5 g de Sacarose

6 2 mL De Acetona + 0,5 g de Sacarose

SOLUBILIDADE

1 Solubiliza Parcialmente

2 Solubiliza

3 Solubiliza Parcialmente

4 Não Solubiliza

5 Não Solubiliza

6 Não Solubiliza

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com