TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DOS MATERIAIS

Por:   •  1/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO I – PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DOS MATERIAIS

 

Eudes Martins da Silva; R.A.: 02410026180

Matheus Reis da Rocha; R.A.: 02410026288

Matheus Ribeiro de Paula; R.A.: 02410026194

RESUMO

Nesse experimento analisamos o comportamento de diferentes materiais em diferentes condições, e tiramos as conclusões sobre suas transformações tanto químicas quanto físicas, e compreender o porquê dessas reações.

Palavras-chave: Materiais. Transformações. Químicas. Físicas. Reações.

  1. INTRODUÇÃO

 A química estuda a matéria e suas transformações, e conhecer as propriedades dos materiais é essencial para que possamos estabelecer o seu uso apropriado. Essas diferenças em suas propriedades se deve a sua estrutura atômica o que torna cada material com uma característica única.

Dessas propriedades que os materiais possuem podemos destacar dois tipos:

Propriedade Química: Se baseia nas reações dos materiais quando interagem com outros materiais mudando assim a sua estrutura molecular. Um exemplo desse tipo de propriedade e a oxidação e a combustão de certos materiais.

Propriedade Física: São características próprias dos materiais e ocorrem devido a diferentes transformações físicas do material sem afetar a sua estrutura molecular. Dentre essas características se destaca as mudanças de estado dos materiais, como a fusão e a ebulição.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS

 

2.1. Becker 500mL;

2.2. Bico de Bunsen;

2.3. Sal de Cozinha;

2.4. Palha de Aço;

2.5. Caixa de Fósforo;

2.6. Açúcar comercial;

2.7. Fralda Descartável;

2.8. Tubos de Ensaio;

2.9. Papel.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

 

Nesse experimento dividimos os procedimentos em partes, no qual iremos realizar os mesmos testes, mas com materiais diferentes para observar as diferenças ocorridas e entender o porquê dessas reações.

  1. PARTE I

Iniciamos o experimento colocando uma folha de papel em um béquer e medindo a sua massa. Após ter esse dado anotado queimamos o papel e aguardamos até que esse esteja totalmente queimado, em seguida medimos novamente a sua massa após tê-lo queimado. Anotamos novamente os dados e repetimos o procedimento com a palha de aço.

Com todos os dados anotados montamos uma tabela e observamos o que ocorreu com a massa desses dois materiais após entrarem em combustão:

Tabela 1: Dados obtidos antes e depois da combustão dos materiais.

Material

Massa Inicial (g)

Massa Final (g)

Papel

4,77

0,96

Palha de Aço

1,72

1,84

  1. PARTE II

Nessa segunda parte do experimento utilizando o tubo de ensaio e um bico de

Bunsen, aquecemos aproximadamente uma colher de chá de açúcar durante um tempo de 1~2 minutos e observamos o que ocorreu com o açúcar após ter sido aquecido. Novamente repetimos o experimento utilizando outro material, que foi o sal, e observamos o que aconteceu com o sal nas mesmas condições sofridas pelo açúcar e analisamos as suas diferenças.

  1. PARTE III

E por fim, no ultimo experimento, utilizando um pedaço de fralda descartável, retiramos o algodão do seu interior e colocamos em um Becker, em seguida adicionamos 100ml de água e aguardamos alguns segundos. Pouco depois viramos o Becker com a boca para baixo e analisamos o que aconteceu com a água e com o algodão.

  1. QUESTIONÁRIO

4.1.        O fenômeno observado na parte I do experimento foi o mesmo para o papel e a palha de aço? Justifique sua resposta com base em uma análise microscópica (a nível atômico)

R: No momento em que colocamos fogo no papel e na palha de aço ocorre uma transformação química em ambos onde é originada uma ou mais substancias a partir dessa reação de combustão. No caso do papel quando queimado parte de sua massa se dispersa em forma gasosa devido a sua reação com o oxigênio gerando assim:          papel + O2 → H2O (g) + CO2 + Cinzas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (573 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com