TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polimetacrilato de Metila

Por:   •  16/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

POLIMETACRILATO DE METILA (PMMA)

Dentre os plásticos da engenharia pode-se encontrar o acrílico polimetacrilato (PMMA) também chamado de vidro acrílico. É um material termoplástico rígido, transparente e incolor obtido através da polimerização do monômero metacrilato de metila, considerado um dos polímeros (fibra sintética) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por sua facilidade de adquirir formas, por sua leveza e alta resistência

[pic 1]

Pode substituir materiais como vidro, madeira e matão. É transparente, possui alta resistência a impactos, média resistência mecânica e apesar de ser muito rígido é fácil de ser polido.

É transparente e muito mais resistente que o vidro, dilata-se facilmente com alterações de temperatura, absorve pouca umidade. É isolante elétrico, mas pode acumular cargas eletrostáticas e acumular poeira.

É resistente a ácidos, algumas bases, solventes como hidrocarbonetos alifáticos e óleos, contudo não é resistente a solventes polares como ésteres, cetona e clorados.

O metacrilato é um tipo de plástico, que por ser um polímero sintético, apresenta alta resistência ao processo de reciclagem, apresentando número de identificação 7●, juntamente com o copolímero de etileno e acetato de vinila (EVA), mamadeiras, CD, DVD, que auxiliam sua separação e posterior reciclagem e revalorização.

 Número 7 + OUTROS: Os Outros são produtos fabricados à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílicos. Após ser reciclados, viram Madeira plástica, reciclagem energética (energética (aproveitamento do valor calorífico do resíduo plástico).

 É um grande aliado do meio ambiente por substituir elementos como o vidro e a madeira, evitando assim o desmatamento e a consequentemente a utilização dispensável da madeira.

APLICAÇÕES

Amplamente usado para a divulgação de empresas como fachadas, expositores, displays. Isso se deve ao uso de novas tecnologias que possibilitam moldar, cortar e até iluminar grandes peças com precisão milimétrica. O corte a laser é um bom exemplo de tecnologia que elevou o nível de uso do acrílico.

→ Móveis: cadeiras, mesas, prateleiras

→ Eletrônicos: peças de computador, capas de aparelhos, feixes luminosos.

→ Automobilístico: triângulos de segurança, faróis.

→ Construção civil: instalações sanitárias, capas de conservação, chapas, folhas.

→ Outros: banners luminosos, aquários, luminárias, equipamentos odontológicos, incubadoras, equipamentos de vídeo, móveis, vários tipos de lentes, películas, tecidos artificiais.

[pic 2][pic 3][pic 4]

 

           [pic 5]

[pic 6][pic 7]

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (273.9 Kb)   docx (131 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com