TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição do ar

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.436 Palavras (18 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

Introdução2

1 – Causa e conceito 3

        1.1 – Tipos e quantidades de poluentes 3

                1.1.1 – Particulados3

                1.1.2 – Gases3

                1.1.3 – Líquidos4

        1.2 – Fontes de Poluição do Ar 4

2 – Indicadores de Qualidade do Ar 4

        2.1 – Partículas Totais em suas Suspensão, Inaláveis e Fumaça 6

        2.2 – Dióxido de Enxofre – SO2 6

        2.3 – Monóxido de Carbono - CO 6

        2.4 – Ozônio – O3 6

        2.5 – Dióxido de Nitrogênio – NO27

3 – Consequências 7

3.1 – Saúde humana 7

        3.2 – Vegetação 7

        3.3 – Materiais 7

3.4 – Aquecimento 8

4 – Métodos de controle da poluição do ar 8

4.1 – Prevenindo formação de poluentes de ar 8

        4.2 – Controlar os poluentes do ar antes deles atingirem a atmosfera 9

        4.3 – Tratamentos da fuligem 9

        4.4 – Separações de partículas10

        4.5 – Separações de gases10

Conclusão 11

Referências Bibliográficas12


Introdução

Esse trabalho irá fornecer informações fundamentais e importantes sobre o tema aqui apresentado, a poluição do ar. Tendo como objetivo mostrar a causa, conceito, demonstrar os indicadores da qualidade do ar como: partículas inaláveis, fumaça, dióxido de enxofre, monóxido de carbono entre outros. E por fim mostrar suas consequências ao meio ambiente, e como reduzir essa poluição.  

A poluição do ar atualmente está presente em quase todas as cidades do mundo, que tem como principal vilão os veículos automotivos, ela é resultado da queima de combustíveis como carvão mineral e derivados do petróleo como gasolina e o diesel cuja a queima lança ao ambiente um alto nível de monóxido, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, nitrogênio, ozônio, hidrocarbonetos, sendo essas substâncias provocando danos à saúde do homem.

Entretanto, a poluição do ar sempre existiu de forma simbólica. O desequilíbrio está sendo muito ameaçado e ameaçado justamente por uma das principais conquistas do homem: o fogo. Quando aprendeu a produzir e controlar o fogo o homem pode cozinhar seus alimentos e se aquecer nas épocas do frio, mas nos últimos séculos principalmente depois da Revolução Industrial, houve um incrível aumento de máquinas a vapor nas quais os combustíveis eram carvão vegetal e animal, depois vieram os derivados de combustíveis fosseis, ou seja, o petróleo. Mas a combustão não produz apena calor, em toda queima a produção de vários gases, principalmente gás carbônico.

O que se verificou, desde então, foi que o desenvolvimento da sociedade humana não se fez acompanhar do controle e planejamento adequados, gerando assim mais problemas que soluções. Recentemente, com a globalização, imaginou-se que os problemas mundiais seriam solucionados, inclusive sobre a preservação do meio ambiente, porém, inversamente às expectativas geradas, este processo vem conseguindo apenas globalizar desigualdade social, desemprego crescente e estrutural, poluição, esgotamento de recursos naturais, desastres ecológicos etc.

No Brasil, apesar de todos os seus problemas econômicos, percebemos a existência de uma crescente preocupação da sociedade com a preservação ambiental, sendo interessante registrar o surgimento de Organizações de defesa do meio ambiente e a evolução na legislação ambiental, que hoje já é considerada uma das mais avançadas do mundo.

Por fim, através do nosso estudo verificamos o seguinte, se as pessoas têm conhecimento dos problemas ambientais, por que não tentar reduzi-los? Há diversas maneiras de reduzir a poluição do ar como por exemplo: reciclar lixo, deixar de fumar, preservar as florestas naturais etc. No entanto, a poluição do ar não afeta somente ao ser humano, afeta todo o meio ambiente. Sendo esse nosso tema em questão, nos aprofundamos no assunto sendo a principal arma para esse combate: adquirir mais informação e repassar para a sociedade.

  1. CAUSA E CONCEITO

No começo da história do homem, a natureza podia tomar conta das suas próprias poluições naturais, tal como a erupção de um vulcão ou a queima de uma floresta. Havia ventos suficientes, chuvas e correntes de ar para dispersar estes poluentes. Entretanto, como o homem aumentou o volume dos seus poluentes, esta autodepuração natural do ar não pode se manter e a poluição aumentou aos níveis atuais. Vários fatores devem ser levados em conta na determinação do atual estágio do problema da poluição do ar:

  1. . Tipos e quantidades de poluentes

Os poluentes do ar gerado pelo homem são emitidos diretamente na atmosfera (poluentes primários) ou são formados na atmosfera por reações químicas envolvendo poluentes primários (poluentes secundários). Durante sua transformação química para poluente secundário, o composto químico pode mudar de estado ofensivo para um outro que pode ser danoso em altas concentrações, como por exemplo, óxido para dióxido de nitrogênio. Os poluentes do ar também são produzidos pela natureza. Exemplo: pólens, poros, bactérias, poeiras do chão, sal marinho, gases e material sólido resultante da erupção vulcânica e fumaça de queima de florestas. Os poluentes no ar são usualmente divididos em três grupos maiores: Particulados, gases e líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (258.8 Kb)   docx (275.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com