TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação e caracterização do tioferrato de potássio

Por:   •  6/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Preparação e caracterização de Tioferrato (III) de Potássio

Autorª: Larissa Christina Pires Barreto

O arranjo estrutural do KFeS2 é composto por cadeias infinitas do tipo que se apresentam na forma de um tetraedro invertido FeS4 onde os enxofres ocupam os vértices, o Fe ocupa o centro com posições equivalentes e o K+ atua como contra íon entre as cadeias1.[pic 1]

Procedimento Experimental

Triturou-se em um cadinho de porcelana 1,0000 grama de Ferro, 5,0020g de carbonato de potássio, 1,0005g de carbonato de sódio anidro e 6,0000 de enxofre em pó. Tampou-se o cadinho e levou o mesmo para um mufla à 650ºC por 1 hora. Após este período desligou-se o forno a fim de ter a temperatura reduzida, ligou novamente ao atingir o ponto de 500ºC onde permaneceu por mais uma hora e 20 minutos. Desligou-se o forno para que a temperatura caísse gradualmente. Retirou-se o cadinho do forno após 2 dias e o encaminhou para um dissecador com vácuo. Após 2 semanas, efetuou-se a lavagem com água destilada quente, lavou-se até a água descartada permanecer incolor. Enfim, lavou-se com álcool etílico absoluto afim de eliminar os carbonatos presentes na amostra, em seguida a mesma foi levada a estufa à 100ºC até a secagem. Obteve-se cristais na forma de agulha de coloração purpura metalizada.

Resultados

O procedimento adotado é de suma importância pois seus produtos secundários são solúveis sendo facilmente separados do tioferrato de potássio (III). formadas.

O processo de multiplicação do produto depende da temperatura, estrutura de defeitos do produto, do contato entre os grãos, etc. O ponto de fusão do Na2CO3 é 851ºC, um pouco inferior ao do K2CO3 (891ºC) que pode ter sua difusão facilitada ao se fundir pois o carbonato de sódio atua como fundente na reação.

Caracterização

Foram identificados por meio de fluorescência de raio X (EDX) a presença de 38,812% de Fe, 36,390% de S e 24,476% de K, sendo estes valores semiquantitativos. Com tais dados é possível afirmar a presença do produto ou derivados do mesmo na amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com