TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo de Soluções e Padronização de solução e Determinação do Teor de um Ácido

Por:   •  22/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                                                                      [pic 2]                                                           

Relatório de Atividades Práticas em Laboratório de Química

 

Curso: Química

Disciplina: Química geral prática

Turma: G1

Data: 17\06\2022 e 24\06\2022

Professor: João Francisco Allochio Filho

Integrantes:  Ana Clara Defendenti, Danna Bertolani, Gabriella Gallo e Isabella Batista

Prática 5: preparo de soluções

  1. Objetivos

        Aprender a técnica de preparação de soluções. Efetuar operações de medidas com balança, pipetas e balão volumétrico.

  1. Materiais e reagentes.

        Os materiais utilizados na prática foram: béquer, espátula, balão de 250mL, bastão de vidro, funil analítico, balança analítica, água destilada, hidróxido de sódio, cloreto de sódio e ácido acético.

  1. Procedimento Experimental
  1. Preparo de uma solução de hidróxido de sódio

        Em uma balança analítica, foi pesado no béquer de 100mL a massa de 1,03g de NaOH, o sólido foi dissolvido com aproximadamente 37mL de H2O destilada com o auxílio do bastão de vidro. Em seguida, a solução foi transferida do funil para um balão de 250mL, o béquer foi lavado três vezes, contendo 1mL de água sendo transferidas para o balão, ou seja, a solução foi diluida com 40mL de H2O. Logo após, foi acrescentado pequenas porções de H2O destilada até atingir o menisco, agora tampada, foi homogenizada e rotulado.

  1. Preparo de uma solução fisiológica de cloreto de sódio

        Em uma balança analítica, foi pesado no béquer de 100mL a massa de 0,453g de NaCl, o sal foi dissolvido com aproximadamente 17mL de H2O destilada com o auxílio

do bastão de vidro. Em seguida, a solução foi transferida do funil para um balão de 50mL, o béquer passou por três lavagens, contendo 1mL de água, sendo assim transferidas para o balão, ou seja, a solução foi diluida á 20mL de H2O. Acrecentou-se H2O destilada para completar até o menisco, foi tampada, homogeneizada e rotulada.

  1. Preparo de uma solução de ácido acético.

        Foi pipetado através de uma pipeta graduada uma alíquota de 4mL do CHCOOH e transferido para um balão volumétrico de 100mL, sendo completado com H2O destilada até a marcação do menisco. Foi tampado, homogenizado e rotulado.

Prática 06: Padronização de solução e determinação do teor de um ácido

  1. Objetivos

Determinar a concentração molar de uma solução de hidróxido de sódio a partir de um padrão primário; utilizar a solução padronizada para a titulação de ácido em uma amostra desconhecida; conhecer a técnica de titulação e o uso de indicador ácido-base; preparar soluções e realizar diluições; efetuar operações de medidas com balança, pipetas e balão volumétrico.

  1. Materias e reagentes

Os materiais e reagentes utilizados nesta prática foram: Balão volumétrico, béquer, pipeta, pipeta de pasteur, bureta, espátula, bastão de vidro, funil analítico, água destilada, solução de hidróxido de sódio, solução de ácido acético, biftalato de potássio P.A., solução alcóolica de fenolftaleína 1%.

  1. Procedimento

  1. Padronização de solução de hidróxido de sódio 0,1 mol·L-1 pelo biftalato de potássio.

Em uma balança analítica, foi pesado no béquer de 50mL 0,607g de biftalato de potássio, com auxílio de uma espátula, foi triturado até ficar com uma textura em pó, o sal foi transferido para um erlenmeyer de 250mL. Com auxílio de uma proveta de 100mL, foi mediculosamente medido 100mL de H2O destilada, retirou-se um pequeno volume com a pipeta de pasteur para lavar o béquer, havendo  a transferência quantitativa do sólido para o erlenmeyer. Ainda no erlenmeyer, foi adicionado três gotas de fenolftaleina. Pegou-se uma bureta de 50mL e a preencheu-se de NaOH (base padrão). A titulação foi feita gota a gota no erlenmeyer sob agitação. A solução passou da coloração de incolor para levemente rosa, essa leve coloração rosada persistiu por exatos 30 segundos o que indica o final da titulação.

  1. Padronização de solução de hidróxido de sódio 0,1 mol·L-1 pelo biftalato de potássio.

Em uma balança analítica, foi pesado no béquer de 50mL 0,602g de biftalato de potássio, com auxílio de uma espátula, foi triturado até ficar com uma textura em pó, o sal foi transferido para um erlenmeyer de 250mL. Com auxílio de uma proveta de 100mL, foi mediculosamente medido 100mL de H2O destilada, retirou-se um pequeno volume com a pipeta de pasteur para lavar o béquer, havendo  a transferência quantitativa do sólido para o erlenmeyer. Ainda no erlenmeyer, foi adicionado três gotas de fenolftaleina. Pegou-se uma bureta de 50mL e a preencheu-se de NaOH (base padrão). A titulação foi feita gota a gota no erlenmeyer sob agitação. A solução passou da coloração de incolor para levemente rosa, essa leve coloração rosada persistiu por exatos 30 segundos o que indica o final da titulação.

  1. Determinação do teor de ácido acético em uma solução desconhecida.

Em uma balança analítica, foi pesado no béquer de 50mL 0,603g de biftalato de potássio, com auxílio de uma espátula, foi triturado até ficar com uma textura em pó e tranferido para um erlemneyer de 250mL, nisso foi pego 25mL da solução do vinagre com auxílio de uma pipeta volumétrica e transferido para o mesmo erlenmeyer. Em seguida, foi mediculosamente medido em uma proveta um volume de 50mL de H2O e 3 gotas de fenolftaleína. Adicionou-se 50mL de NaOH (base padronizada) na bureta, nela efetou-se  a titulação. A solução passou da coloração de incolor para um rosa concentrado, pois teve-se NaOH em grande quantidade, persistindo-se por exatos 30 segundos o que indica o final da titulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (598.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com