TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo De Soluções

Trabalho Escolar: Preparo De Soluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

CURSO: FARMÁCIA TURMA: 20M2A

DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA

MINISTRANTE: GIANCARLO DA SILVA SOUSA

PREPARO DE SOLUÇÕES

Elena Nobre da Silva Arrais

TERESINA – PI

27/04/13

RESUMO

Através de cálculos utilizando informações como massa e volume, foi possível preparar soluções de Hidróxido de Sódio (NaOH) e Ácido Clorídrico (HCl), obtendo a quantidade desejada de cada solução. Durante a pratica foi possível ter uma noção de como se preparam soluções de uso comum em laboratório.

SUMÁRIO

Introdução 04

Parte Experimental 05

Resultado e Discussão 07

Conclusão 08

Referências Bibliográficas 09

INTRODUÇÃO

Podemos dizer que, solução, é toda mistura de duas ou mais substâncias que apresenta aspecto uniforme, ou seja, misturas homogêneas. A substancia que encontramos em maior quantidade na solução chamamos de solvente e outras substancias em menor quantidade denominamos soluto que encontram-se dissolvidas no solvente.A natureza do soluto e a sua concentração é o que vai determinar o comportamento de uma solução.

Concentração é o termo usado para designar a quantidade de soluto dissolvida em uma determinada quantidade de solvente e expressada normalmente em mol/L.

Rotineiramente, as soluções preparadas em laboratório, são produzidas através da forma concentrada de um sal. As soluções de concentrações mais baixas são obtidas através de diluição,processo realizado pela adição de água destilada ao sal.

O método utilizado para se obter concentração desejada será o de pesagem de certa massa de substância e subseqüente diluição. Serão utilizadas substâncias de padrão primário, ou seja, que possuem grau de pureza superior a 99,95%, livres de umidade e estáveis tanto em solução como em estado sólido.

04

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais

2 copos de béquer (100 mL)

5 balões volumétricos

5 frascos coletores (frascos de remédio)

Balança

Bastão de vidro

Conta gotas

Etiquetas

Espátula

Pincel

Pipeta graduada

Pipetador

Pisseta

Reagentes

Ácido clorídrico (concentrado)

Hidróxido de sódio (sólido)

Água destilada

05

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Solução de hidróxido de sódio 1M:

Fez-se os cálculos para encontrar a massa necessária de NaOH para preparação de 25 mL da solução 1 Molar.

Pesou-se 2 gramas de NaOH em um béquer na balança semi-analítica. Após a pesagem adicionou-se 20 mL de água destilada a massa e dissolveu-se com o auxilio de um bastão de vidro. Em seguida o volume foi transferido para um balão volumétrico. Com uma pequena quantidade de água destilada lavou-se o béquer e transferiu-se o liquido para o balão volumétrico. Com o auxilio de uma Pisseta completou-se o volume com água destilada ate chegar ao menisco. Após agitar a solução, transferiu-se a mesma para um frasco de remédio de plástico devidamente rotulado.

Através do mesmo processo, preparou-se mais duas soluções de NaOH: uma contendo 1g que resultou em 0,5 mol/L e a outra 0,5g resultando em 0,025 mol/L.

Solução de ácido clorídrico

Após fazer os cálculos para descobrir a volume de HCl necessário para o preparo de uma solução de 1 mol/L, obteve-se 4,16 mL.

Adicionou-se 20 mL de água destilada ao balão volumétrico. Pipetou-se 4,16mL de HCl e transferiu-se para o balão, em seguida completou-se com água destilada ate chegar ao no menisco. Após ser agitada, a solução foi transferida para um frasco de remédio de vidro devidamente rotulado.

Retirou-se 25 mL da solução preparada anteriormente, transferiu-se para um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com