TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Físicas de Espécies Químicas (Pré-Relatório)

Por:   •  7/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

                            Prática 3 - Propriedades Físicas de Espécies Químicas (Pré-Relatório)

Resumo:

O primeiro experimento terá como objetivo mensurar o álcool elítico presente na gasolina, por meio da adição de água na mistura de gasolina e álcool. O segundo experimento visará medir as viscosidades relativas da água, diesel e óleo vegetal e relacionar suas propriedades físicas, utilizando vidrarias de medição de volume. No terceiro através de sabões e detergentes modernos que são misturas complexas que se baseiam na propriedade tensoativa ou surfactante, será possível notar a capacidade de diminuição da tensão superficial da água. Já no quarto experimento será feita a separação de uma mistura através da destilaçcão simples, método de mistura muito importante nos laboratórios de Química.

Introdução:

A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, além de determinar suas propriedades, sejam elas físicas como, por exemplo, cor, ponto de fusão, densidade, etc. Ou químicas, que são as transformações de uma substância em outra.

A maioria dos elementos encontrados na natureza são encontrados na forma de misturas compostas de duas ou mais substâncias diferentes. Ou seja, não é constituída de um único tipo de partículas ou moléculas. Porém na química é possível fazer a separação dessas misturas aplicando técnicas ou métodos especiais para cada caso. As técnicas podem ser físicas ou químicas, pois o essencial é usar as propriedades dos componentes das misturas para separá-las. Essas propriedades podem ser o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a solubilidade, a miscibilidade, entre outros.

Além dessas propriedades, outras bastante utilizadas são a tensão superficial que faz com que a camada exterior do líquido se comporte como uma membrana elástica. E tudo isso é causado pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes, dando um resultado diferente de resultante vetorial na interface. E a outra é a viscosidade, é ela que determina a resistência de um fluído a fluir. Quanto mais alta for a viscosidade, mas rápido será o seu escoamento.

Umas das técnicas mais usadas em laboratórios de Química é a destilação é um processo físico de separação de misturas homogêneas que se baseia na diferença de temperatura de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura.

Objetivo:

Os objetivos principais serão determinar a porcentagem de álcool na gasolina, como também analisar a viscosidade de diferentes substâncias, verificando a tensão superficial da água e a ação de um agente perturbador e promover a separação de uma mistura através de uma destilação simples.

Materiais e reagentes:

Proveta graduada de 50 mL com tampa.

 Gasolina comum

Água destilada

Procedimentos:  

Na primeira parte do experimento será determinado o teor de etanol numa amostra de 50mL de gasolina

a)  Colocar 25 ml da amostra de gasolina na proveta de 50 ml previamente limpa, desengordurada e seca, observando o ajuste do menisco (a parte inferior do menisco deve tangenciar a marcação de 25 ml).

b)  Adicionar 25 ml de água, até completar o volume de 50 ml.

c) Tampar de forma adequada a proveta.

d)  Misturar as camadas de água e gasolina através de 5 inversões sucessivas da proveta.

e) Deixar a proveta em repouso por 15 minutos de modo a permitir a separação completa das duas fases.

f) Anotar o aumento da fase aquosa em mililitros.

g) Repetir o procedimento com amostra desconhecida.

 Na segunda parte do experimento será estimada a viscosidade relativa do diesel, biodiesel e óleo vegetal, através de seus respectivos tempos de escoamento, tendo como parâmetro o tempo da água.

Materiais e reagentes:

Bureta de 25 mL

Cronômetro

Água

Diesel

Biodiesel

Óleo vegetal

Procedimentos:  

a) Preencher toda a bureta de 25 mL com água.

b) Retirar o ar da pare inferior da bureta (bico da bureta) abrindo rapidamente a torneira para que o líquido expulse todo ar remanescente.

c) Preencher novamente a bureta e preparar o cronômetro.

 d) Abrir completamente a torneira e aguardar o menisco descer até a marca de 10 mL. Neste momento dispare o cronômetro.

e) Parar o cronômetro quando o menisco atingir a marca de 20 mL.

f) Anotar o tempo de escoamento.

g) Realizar o experimento em triplicata.

h) Repetir o procedimento (etapas 1 a 6) para o biodiesel, diesel e óleo vegetal.

Na terceira parte será verificado a tensão superficial da água e a ação de um agente perturbador

Materiais e reagentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com