TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Profissional III - Extração do Lapachol da serragem do ipê

Por:   •  21/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Campus João Pessoa

Coordenação de Licenciatura em Química

Prática Profissional III -  Extração do Lapachol da serragem do ipê

Aluno(a): Isla Marcolino da Silva

Professor (a): Maria de Fátima Vilar de Queiroz

Matrícula: 20112440210

Extração do Lapachol da serragem do ipê

(Extração ácido-base)

Introdução

A madeira é um material complexo que contém uma quantidade enorme de substâncias (celulose, lignina, água, sais minerais etc.). Além destas, as plantas produzem outras substâncias que são características de cada espécie. Essas substâncias em geral apresentam qualidades medicinais e muitas vezes estão presentes nos chás usados pela população; vale também destacar que alguns materiais extraídos de plantas (corantes, óleos, látex, essências de perfumes) possuem alto valor comercial.

O Lapachol (1), 2-hidroxi-3-(3-metil-butenil)-1,4-naftoquinona, é um produto natural caracterizado como uma naftoquinona prenilada, comum em espécies da família Bignoniaceae.

O Lapachol é uma substância extraída da casca da árvore conhecida como Pau dArco ou Ipê Roxo, de uso popular consagrado, com ação antimicrobiana e anticancerígena, para alguns tipos de câncer, comprovadas através de pesquisas desenvolvidas, principalmente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Instituto de Antibióticos e, mais recentemente, no Departamento de Farmácia, no que se refere ao estudo de outras formas de apresentação para o medicamento. Com certeza a mais importante ação do Lapachol, é a regressão significativa de tumores malignos. O Lapachol é parcialmente metabolizado em b-Lapachona que atua inibindo a reparação do DNA, atuando também como inibidor da oxidação e fosforilação nas mitocôndrias.

Objetivo

Obtenção de Lapachol (classe das naftoquinonas) a partir da serragem do ipê

utilizando a técnica de extração ácido-base.

Procedimento experimental

Reagentes:


Serragem de ipê;

Carbonato de sódio;

Ácido clorídrico;

Etanol.

Aparelhagem: 

Balança de precisão;

Béquer 1000 mL;

Cuba de vidro;

Proveta de 100 mL;

Bastão de vidro;

Sistema de filtração simples.

Procedimento:

Pesar 100 g de serragem de ipê e transferir para a cuba de vidro. Adicionar 800 mL de uma solução aquosa 1% de carbonato de sódio. Agitar periodicamente a solução, vermelho-intensa, do sal sódico do lapachol, com um basto de vidro, por alguns minutos. Remover os resíduos insolúveis por filtração para eliminar as partículas maiores. Adicionar lentamente ao filtrado 25 mL de uma solução de HCl 6 mol/L. À medida que o ácido clorídrico vai sendo adicionado, a cor vermelha da solução vai desaparecendo e começa a surgir na superfície o lapachol de cor amarelo-opaca. Lavar os frascos com um pouco de água destilada e transferir o sólido para um béquer de 100 mL (limpo e previamente pesado). Deixar o material sólido em manta de aquecimento até a secura (faça a operação de aquecimento lentamente). Pesar e calcular o rendimento do lapachol. Recristalizar o sólido dissolvendo-o em 20 mL de etanol a quente. Filtrar os cristais, secar em manta de aquecimento e calcular o rendimento novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com