TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III  ÉTICA PROFISSIONAL  DIREITOS HUMANOS

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

  • DISCIPLINAS:
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
  • ÉTICA PROFISSIONAL
  • DIREITOS HUMANOS

  • TUTORES:

ELAINE CRISTINA VAZ

MARIA LAURA SANTOS

LUIZ RATTO

EUCILENE RODRIGUES ( PRESENCIAL)

  • ACADÊMICA:

19 de novembro de 2015


Introdução

     

       Partindo do contexto que o serviço social pode contribuir ainda mais na realidade, este presente trabalho visa analisar o que se chamou de “Perfis pedagógicos” do serviço social que vem  ampliando  sua área de abrangência, conquistando espaços que vão proporcionando novas possibilidades para a divulgação e efetivação a cerca das políticas sociais. Com o objetivo de expandir os direitos e emancipar a sociedade, o Serviço Social se apresenta como uma profissão voltada para atendimento das demandas sociais da população. Baseando-se na atual definição  do serviço social , que atua defendendo os direitos humanos e viabilizando o acesso da população a políticas sociais como saúde, educação, previdência social, assistência social e cultura e  está voltado principalmente para a população em situação de pobreza ou sem  renda, pessoas que têm seus direitos violados ou que estão em situação de vulnerabilidade social. O assistente social na atualidade é um profissional que conhece a sua trajetória histórica , as lutas e todos os movimentos que se tornaram importante para o avanço da categoria.É um profissional academicamente preparado para trabalhar o conjunto das informações adquiridas na realidade, de forma que estas venham a produzir intervenções e também alternativas que possam garantir os direitos fundamentais do cidadão.

      Contrário a esta definição temos a prática do assistencialismo que é a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica, pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo). Tal prática, desprovida de teoria, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais pobres, pois atende apenas às necessidades individuais e a ajuda é feita por meio de doações. Ainda nos dias de hoje nos deparamos com profissionais assistentes sociais que erroneamente fazem uso da prática do assistencialismo  equivocadamente, se esquecendo de toda luta que a  categoria teve que travar para o surgimento da função pedagógica do Assistente Social  e como se desenvolveram na tão importante trajetória do serviço social.

Desenvolvimento

    Assim como os assistentes sociais ,órgãos sociais também acabam distorcendo no seu funcionamento o objetivo do serviço social nos atendimentos aos seus usuários.Citamos uma situação que acontece no CRAS ( Centro de Referência de Assistência Social) de Itamotinga-Bahia.

       A Assistente Social Karoline assumiu a coordenação de um determinado CRAS , localizado na região periférica do município de Itamotinga, onde atende diversos bairros, com distintos perfis socioeconômicos.Durante os seus trabalhos a mesma observou que o órgão ainda se utilizava da prática do assistencialismo ou seja “ ajuda” ,quando acompanhou um atendimento a uma usuária que procurou o CRAS atrás de ajuda.A mesma relatou que está passando fome, ela e toda sua família.A Assistente que a atendeu, marcou a visita domiciliar para a senhora que será  acompanhada  pela Coordenadora Karoline.

    Durante a visita ao domicilio de Dona Florinda a usuária comentou, logo que entraram as representantes do CRAS ,que esperava que trouxessem para ela  alimentos e roupas para suas crianças e relatou que não recebe nenhum beneficio do governo para o sustento das crianças,por isso sai pedido alimentos e roupas para as mesmas.A Coordenadora observou que ali estava existindo notoriamente a ideia da prática do assistencialismo e que precisava ser feito algo para mudar a ideia que esses usuários tinham  sobre esta prática no CRAS.

    A coordenadora no seu retorno ao CRAS marcou imediatamente uma reunião para o dia seguinte com todos os profissionais que fazem  parte do quadro de funcionários da instituição e nela ficou acordado  um plano de estudo que aconteceria semanalmente com temas de assuntos que estão correlacionados para uma transformação na forma e no funcionamento da instituição CRAS.

Plano de Estudo Do CRAS

Data/

Semanal

  Encontros para Debates

Temáticas

02/11/2015

1º Encontro

O Serviço Social Ontem e Hoje

05/11/2015

 2º Encontro

 Perfis Pedagógicos do Assistente Social

 12/11/2015

 3º Encontro

  Declaração Universal dos Direitos Humanos

Art.25º

 19/11/2015

 4º Encontro

 Código de Ética

 26/11/2015

 5º Encontro Final

 Relatório Final Individual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com