TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional III RH

Por:   •  13/9/2017  •  Monografia  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 13

            [pic 1]

                   

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO: UNIDADE I

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS

TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

TÉCNICA E RECRUTAMENTO DE PESSOAL

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Andréa Moreira da Silva Santos – RA: 5013467144

Lídia de Lima – RA: 6094629467

Lilian Cristina Damasceno Placidino – RA: 6098648573

Luana Cássia Santos Araújo – RA: 5047583062

Luciene Cesário dos Santos Bacci – RA: 5015633670

DESAFIO PROFISSIONAL

CASE TRANSPORTADORA VBS LOGÍSTICA

Tutora à Distância: Helena Belotti Tofani

CAMPINAS

2017

Sumário

Introdução 3

Procedimentos4

Recursos Humanos4

Administração Pessoal4

Departamento Jurídico5

Segurança do Trabalho5

Convenção Coletiva6

Resultados10

   Recrutamento10

Seleção10

Reconhecer Talentos11

Valorizar o Capital Humano12

Treinamento e Desenvolvimento12

Administração de Pessoal13

Implantação do Departamento Jurídico13

Saúde e Segurança no Trabalho13

Prioridades e Meta13

Plano de Ação 13

Considerações Finais15

Referências16


INTRODUÇÃO

        O objetivo deste trabalho tem como finalidade, analisar quais são as dificuldades na empresa VBS Logística Ltda do Sr. Almeida, embora o mesmo tenha mais de 15 anos de experiencia, o mesmo encontrou dificuldades na sua empresa, sendo elas: grande rotatividade (turnover), muitos colaboradores entram e sai da empresa, pois a mesma não oferece mudanças, promoções ou ações motivacionais deixando os colaboradores insatisfeitos e procurando oportunidades melhores no mercado de trabalho.

A empresa também não conta com profissionais especializados para o recrutamento e seleção de pessoal, não tendo a possibilidade de avaliação mais profunda de um futuro colaborador.

        Muitos colaboradores reclamam, pois, a empresa não possui um responsável com a área de segurança do trabalho na empresa dificultando o trabalho e colocando em risco seus colaboradores e por fim com todas estas dificuldades, os colaboradores que entram para trabalhar, resolvem que tem que entrar com ações na justiça, pela falta de responsabilidade nos setores, colocando em risco suas vidas.

PROCEDIMENTOS

Reestruturação dos Departamentos

Diante do novo cenário do mercado de trabalho, as organizações perceberam a necessidade de inovar e investir nas pessoas, vantagem competitiva para as empresas de sucesso.

Para reestruturação da empresa do Sr. Almeida, é necessário implantar os departamentos Jurídico e de Recursos Humanos, bem como as atividades de Administração de Pessoal e Segurança do Trabalho. Para isso, vamos falar um pouco de cada setor e como irá contribuir com novos resultados na empresa.

Recursos Humanos

É responsável por empregar as políticas práticas e fundamentais para administrar o trabalho das pessoas, a estrutura funcional é planejada e especializada para dar suporte à cada órgão e a cooperação, isto é, ARH está preparada para dar suporte a cada setor da organização.

Na empresa do Sr. Almeida, os colaboradores não são motivados, por isso procuram outras oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Então é preciso desenvolver um plano estratégico para reverter a situação.

Contratar um gestor de Recursos Humanos para que possa gerenciar a administração da empresa, definir e atingir os seus objetivos.

- Valorizar os colaboradores;

- Focar nas habilidades dos colaboradores será indispensável para ganhar na competitividade;

- Reconhecer os seus talentos;

- Desenvolver e capacitar.  

Administração de Pessoal

         O setor de Administração de pessoal é uma das partes fundamentais para a estrutura de uma organização, normalmente representada por um quadro pequeno de funcionários, o que não desmerece a sua importância dentro da empresa. Entre as atividades básicas do setor de administração pessoal podemos citar a admissão, demissão e treinamento.

- A empresa tem que ser atrativa no mercado;

- Oferecer benefícios aos seus funcionários;

- Capacitar com treinamentos específicos;

- Seleção por competências;

- Avaliação por resultados;

- Recrutamento interno, dar oportunidade de crescimento aos colaboradores internos.

Departamento Jurídico

Setor responsável por atuar em defesa da empresa, representando-a perante órgãos judiciários e analisar documentações, padrões, contratos, etc, antes da consolidação para verificar possíveis falhas e riscos a empresa. Os departamentos jurídicos internos das empresas estão cada vez mais sofisticados e exigentes, em busca de uma atuação fortemente estratégica. O departamento jurídico irá auxiliar a empresa, na diminuição de ações trabalhistas, prevenindo possíveis falhas no processo da empresa.

Segurança do Trabalho

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Em geral o Engenheiro de Segurança do Trabalho e o Técnico de Segurança do Trabalho atuam em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, fazendo inspeção de segurança, orientando os trabalhadores quanto ao uso de EPI – Equipamentos de Proteção Individual, elaborando laudos técnicos, organizando e realizando palestras e treinamentos, PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com