TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORÇA DE ÁCIDOS, BASES E PH DE SUBSTÂNCIAS DO COTIDIANO

Casos: FORÇA DE ÁCIDOS, BASES E PH DE SUBSTÂNCIAS DO COTIDIANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 3

PROCEDIMENTOS

Parte A – Forças de Ácidos e Bases

Com o auxilio de uma proveta foi adicionado em quatro béquers de 20 ml, soluções de ácido clorídrico (HCl – 0,1 mol/L), ácido acético (CH3COOH – 0,1 mol/L), hidróxido de Sódio (NaOH – 0,1 mol/L) e hidróxido de amônio (NH4OH – 0,1 mol/L). Utilizado um condutímetro para observar se as substâncias conduzem eletricidade, o teste sendo feito em uma substancia por vez, os eletrodos do condutímetro são mergulhados na substância (os eletrodos tendo de manter certa distância um do outro), ligado o interruptor e observar se produzia luz, assim, se a substância fechava circuito para acender a lâmpada.

O condutímetro sendo um equipamento utilizado para observar a condutividade elétrica, constituído de um circuito elétrico com uma lâmpada, um interruptor e dois eletrodos, utilizando energia elétrica para seu funcionamento.

Parte B – pH de substancias do cotidiano

Primeiramente sendo preparado um extrato de repolho roxo, onde o repolho foi fatiado em pequenas partes com o auxilio de uma faca e uma tabua de polietileno, acondicionado em um béquer de 250 ml, adicionado água destilada até cobrir os pedaços de repolho. Com o auxilio do bico de Bunsen, tripé e tela de amianto, foi aquecido o béquer com o repolho ate a fervura, esperado resfriar, filtrado o extrato de repolho com o auxilio de um funil e papel filtro, reservado para ser usado posteriormente.

Em seis béquers foram preparadas amostras a serem analisadas, sendo elas: Vinagre, Refrigerante, Creme hidratante, água, creme dental e água sanitária ( as amostras de creme dental e hidratante sendo necessário a adição de um pouco de água destilada para tornar a amostra mais aquosa). Para as analises sendo utilizado papel indicador universal para a medição do pH, papel tornassol vermelho e azul para indicar se a solução é acido ou base, e o extrato de repolho (indicador natural), sendo pipetado 5 ml em cada amostra, assim, após os procedimentos observar os resultados para as anotações.

RESULTADOS

Parte A – Forças de Ácidos e Bases

Após as substâncias foram analisadas no condutímetro onde foi analisada a intensidade de luz produzida pela lâmpada, apresentaram os seguintes resultados:

Acido Clorídrico – Luz de intensidade forte

Acido Acético – não produziu luz

Hidróxido de Sódio – Luz de intensidade média

Hidróxido de Amônio – Luz de intensidade muito fraca

Parte B – pH de substâncias do cotidiano

Os resultados apresentados são referentes as amostras onde foram realizados as analises de pH com indicador universal, analise de ácido-base com papel tornassol azul, papel tornassol vermelho e extrato de repolho roxo.

Sendo a faixa de pH: ácido, 0-6; neutro, 7; alcalino, 8-14.

Amostras Vinagre Refrigerante Creme Hidratante Água Creme Dental Água Sanitária

pH 2 3 6 7 7 13

Tornassol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com