TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual seria a importância de se fazer a extração de DNA?

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  4.395 Visualizações

Página 1 de 2

Extração do DNA:

Qual seria a importância de se fazer a extração de DNA?

A extração e purificação do DNA permite-nos usá-lo, posteriormente, para outros fins, como por exemplo:

Identificação de seres humanos em análises forenses, teste de paternidade, identificação de microorganismos, elucidação de mutações genéticas, doenças genéticas, criação de perfil genético de uma população, tecnologia do DNA recombinante para produção de proteínas, vacinas gênicas, terapia gênica.

Objetivo:

A prática tem como objetivo o aprendizado da técnica de extração de DNA, para visualização e estudo do material genético e de outros componentes celulares.

Resultados e Discussão:

Primeiramente, triturou-se a banana no saco plástico com o objetivo de romper membranas e as paredes celulares, liberando o conteúdo celular. É necessário para extração do DNA separá-lo do restante da célula. Para isso, utiliza-se o detergente que dissolve os lipídios, membranas desintegra os núcleos e os cromossomos das células da banana, liberando, assim o conteúdo citoplasmático e nuclear, incluindo o DNA e proteínas, se soltam e ficam dispersos na solução. Depois de liberar o conteúdo, o DNA é precipitado pela ação da adição de sal logo no início da prática. O sal irá contribuir com íons positivos de Na+ que neutralizam a carga negativa do DNA, promovendo assim a agregação das moléculas na solução aquosa. Neste momento, o DNA exibe moléculas lineares, descompactadas e praticamente desprovidas de proteínas. Finalmente, há a adição do álcool gelado lentamente pelas paredes do  bécher, fazendo com que, as moléculas de DNA floculem e se localizem na interface da fase alcoólica e aquosa por ser menos denso que a água  e forma-se duas fases, ou seja, uma mistura heterogênea. Este aglutinado observado são milhões de cadeias de DNA e não a sua estrutura, pois não pode ser visualizada a olho nu, somente em microscópios.

http://www.lb.ufs.br/biocell2011.1/Aula26/CSI.pdf

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI340027-17770,00-VOCE+PODE+EXTRAIR+DNA+EM+CASA+SAIBA+COMO+FAZER.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com