TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química dos Derivados do Petróleo

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA CIVIL – CIENTIFICO I

VIVIANE GISELA MOREIRA DA SILVA - 225792015

QUÍMICA TECNOLÓGICA

química dos derivados do petróleo

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

VIVIANE GISELA MOREIRA DA SILVA

QUÍMICA TECNOLÓGICA

química dos derivados do petróleo

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Químca Tecnológica.

Prof. José Humberto

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

POLIAMIDA

Introdução

Poliamida, o plástico como é popularmente chamda uma grande partedos polímeros e é encontrada em todo lugar. Não apresenta perigo no seu manuseio. Pode ser encontrados em equipamentos e na arquitetura, na construção dos meios de comunicação, nas mais diversas etapas de fabricação dos meios de transporte, em instrumentos musicais, equipamentos da medicina e até mesmo em tintas, acessórios e demais elementos próprios das artes plásticas.

São plásticos semicristalinos pertencem a classe dos polímeros, tem caráter hidrofílico, resistência mecânica, boa resistência, estabilidade dimensional, resistência química e fácil processamento, altamente higroscópicos e sensíveis ao entalhe.

No ano de 1935, a poliamida foi batizada de Nylon pela empresa DuPont, se apresentava sob a forma de fibras e foi utilizada para a fabricação de meias.

Segmento polietileno ( CH2)n separados por unidades de peptídeos (NH-CO) que estão parelelos como antiparalelos.

Polímiros altamente cristalinos com o polietileno, as poliamidas, que são semicristalinas, podem ter seu grau de cristalinidade controlado em grade escala.

Há diferentes tipos de poliamidas, as que representam estrutura linear e conformação das cadeias em zigue-zague com pontes de hidorgênio entre grupos funcionais. São usadas na produção de carpetes e alguns vestuários.

Hoje me dia, a poliamida tem relação com uma família de polímeros denominados poliamídicos, e a partir de quatro elementos básicos é feita a produção, extraídos respectivamente: do petróleo (ou gás natural), do benzeno, do ar e da água (carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio). São elementos combinados por processos químicos especiais, dando origem a compostos conhecidos como ácido adípico, hexametilenodiamina, caprolactama e outros compostos, que por sua vez, sofrem reações químicas, de forma a constituírem as macromoléculas que formam a poliamida,a qual é um tecido sintético,logo podendo acarretar alergias.

Objetivo

Estudar o processamento e propriedades do compósito obtido;

Processo Produtivo

É feita a partir de uma polemirização por condensação de um grupo amina a um ácido carboxílico ou cloreto de acila. A reação tem como subproduto ácido clorídrico ou água.

As poliamidas consistem de segmentos de polietileno (CH2)n separados por unidades de peptídeos (NH- CO) que estão tanto parelelos como antiparelelos. Estas unidades de peptídeos possibilitam a ligação do hidrogênio com a cadeia de polímero, proporcinando ao Nylon algumas propriedades típicas.

Nylon-n: - [-(NH – CO)- (CH2)n-1-]-(1)

Nylon –m, n: -[-(NH-CO)-(CH2)n-2-(CO-NH)-(CH2)m-]-(2)

[pic 3]

[pic 4]

Na figura acima esta a obtenção de poliamida a partir do ácido aminocapróico.

[pic 5]

Na figura acima esta na obtenção da poliamida a partir da caprolactama.

COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

Este produto é uma substância de nome químico poliamida, sinônimo Nylon, não contem ingredientes classificados como perigosos.

1.1 – Identificação de perigos.

Perigos mais importantes: Produto instável, não apresenta perigo no seu manuseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (412.1 Kb)   docx (701.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com