TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES DOS CÁTIONS DO GRUPO I

Por:   •  4/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA – FACEDI

FRANCISCO TALISON MOURA TEIXEIRA

TALITA MENDES DA COSTA

REAÇÕES DOS CÁTIONS DO GRUPO I

ITAPIPOCA/CE

2018

  1. INTRODUÇÃO

A ciência que estuda a elaboração e a teoria dos métodos de análise química é denominada química analítica. Esta permite a determinação quantitativa ou qualitativa dos componentes de uma amostra através do desenvolvimento de métodos e procedimentos. Além de ser um segmento da química que atua na separação, identificação de substancias; esta ciência é utilizada comumente na indústria, medicina e em diversos outros segmentos, como, meio ambiente, agricultura, geologia, engenharias e biologia por exemplo, utilizando -se de um conjunto de ideias, métodos e procedimentos para que ocorra a caracterização e identificação da quantidade de componentes de compostos químicos conhecidos ou não em uma amostra.

Neste ramo são utilizados termos específicos para que seja facilitado o entendimento do estudo em questão; onde, Amostra é a porção representativa da espécie ou composto a ser analisado; o Analito é o produto químico de espécies já analisada; Técnica é o conjunto de informações escolhidos para definir a análise de uma amostra; Método, conjunto de operações e técnicas para definir o composto de interesse e Análise o estudo de uma amostra para determinar sua composição.

Dentro da análise de amostras e da determinação de substâncias surgem os conceitos qualitativos e quantitativos, onde respectivamente, um revela a identidade química das espécies presentes em uma amostra, são utilizados métodos e procedimentos físico, químicos e físico – químicos que identificam os elementos, íons e moléculas que formam a amostra de interesse. E o outro indica a quantidade presente de cada substancia em uma amostra, os principais métodos empregados nesta análise são: gravimetria, titrimetria e titulação volumétrica.

De acordo com a similaridade de cada cátions eles se encontram organizados em cinco grupos, que cada um, com exceção do que é constituído pelos íons Na+, K+ e NH4+, possui um reagente precipitante que forma compostos insolúveis com todos os cátions do grupo e que por esse motivo recebe o nome de reagente de grupo. Com isso o presente relatório vem tratar das reações dos cátions do grupo 1, onde para VOGEL, 1981, os cloretos insolúveis, cátions do grupo I (Prata, Chumbo e Mercúrio) consistem na formação de íons que podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.

A prata (Ag) pertence ao grupo 1b da tabela periódica, é um metal nobre e de coloração brilhante, a maioria dos compostos formados com a prata são insolúveis em agua, é relativamente mole e é considerado o melhor condutor de calor e eletricidade.

O chumbo (Pb) é um metal de cor branco-azulado, possui um brilho metálico onde desaparece ao entrar em contato com o ar, possui uma densidade muito elevada e um baixo ponto de fusão. é resistente ao ataque pelo o ar e agua, é dúctil, maleável, em seu estado de vapor possui uma grande toxidade, mas no seu estado solido não é toxico

Mercúrio (Hg) pertence ao grupo 2b da tabela periódica, não é bom condutor de calor, mas um excelente condutor de eletricidade. A temperatura ambiente se encontra no estado liquido prateado e é inodoro. É um produto perigoso quando inalado, ingerido ou em contato.

Composto de cátions Ag+, Hg22+e Pb2+ se precipitam e para a identificação a solução deve ser reagida com HCl (ácido clorídrico) em excesso formando os cloretos. A escolha do HCl como agente precipitante deve-se ao fato de tal reagente não introduzir novos cátions à solução. A solubilidade dos cloretos de prata e mercúrio é baixa, precipitando facilmente com a adição de um pequeno excesso de HCl. Já o chumbo é razoavelmente solúvel, por isso, só precipita se a concentração de cátions Pb2+ for elevada. Para que ocorra de fato a formação do precipitado a solução deve ficar ácida o suficiente para não ocorrer precipitação de oxicloretos de bismuto III e antimônio III, que são precipitados brancos. Além disso, o excesso de ácido assegura a diminuição da solubilidade dos sais formados, através do efeito do íon comum.

  1. OBJETIVOS
  • Realizar testes com regentes para possibilitar a identificação dos cátions do grupo I;
  • Mostrar experimentalmente a presença de cátions do grupo I (Ag+, Pb2+, Hg22+) em uma solução problema através de técnicas de análises químicas, entre elas: precipitação e mudança de coloração;

  1. METODOLOGIA

  • Materiais e reagentes utilizados;

Para esta prática foram utilizadas as seguintes vidrarias: tubos de ensaio, chapa aquecedora, béquer, capela. Os reagentes usados foram: chumbo – Pb2+ - (solução de Pb(NO3)2 0,1 mol/L), ácido clorídrico diluído ( HCl 2,00 mol/L), HCl concentrado, hidróxido de amônio (NH4OH 6,00 mol/L), ácido sulfúrico diluído (H2SO4 1,00 mol/L), Sulfeto de hidrogênio (a partir de tioacetamida), Cromato de potássio ( K2CrO4 0,5 mol/L), hidróxido de sódio (NaOH 6,0 mol/L), Iodeto de potássio 10% ( KI), hidróxido de sódio (NaOH 0,1 mol/L), prata – Ag+ (solução de AgNO3 0,1 mol/L), ácido nítrico (HNO3 6,00 mol/L), brometo de potássio (KBr 2,00 mol/L) , mercúrio – Hg22+ (solução de mercúrio 0,1 mol/L), hidróxido de amônio (NH4OH 3,00 mol/L) e Cloreto de estanho (SnCl2  0,1 mol/L).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (393 Kb)   docx (634.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com