TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESPECTOFOTOMETRIA PERMAGANATO DE POTÁSSIO

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA – UFOB

CCBS – CENTRO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CAMPUS EDGARD SANTOS

CURSO DE FARMÁCIA

ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO UV-VISÍVEL        

[pic 2]

BARREIRAS – BA

OUTUBRO/2019

  1. RESUMO

Foi realizado um experimento com permanganato de potássio e dicromato de potássio para analisar a absorbância de ambos em diferentes faixas de diluição em um espectrofotômetro e com os resultados obtidos foi elaborado uma curva de calibração.

  1. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar o grau de absorbância das substâncias dicromato de potássio (Cr2O7K) e do permanganato de potássio (KMnO4) em diferentes comprimentos de ondas espectrofotométricas.

  1. INTRODUÇÃO 

A espectroscopia é um ramo da ciência que tem por objetivo, estudar os fenômenos referentes a interação existente entre a matéria e a luz eletromagnética. Devido a condição em que todo composto químico tem a capacidade de transmitir, absorver ou refletir luz. Isso é explicado pelos movimentos transitórios nas camadas eletrônicas realizadas pelos átomos dos compostos que ocorrem no espectro eletromagnético dando origem a fótons que podem ser visíveis, o que torna possível a mensuração quantitativa da capacidade absortiva do composto em análise (SILVA e ALMEIDA, 2018; SKOOG et al, 2006).

Dentre as sub-ramificações da espectroscopia, têm-se a espectrometria de absorção, esta por si, é um conjunto de técnicas espectrométricas que irão medir as variações de onda levando em consideração a frequência, ou o cumprimento de onda eletromagnética para calcular a faixa de maior absorbância e assim quantificar as substâncias químicas (KASVI, 2016; WORSFOLD e ZAGATTO 2019).

A absorbância que também pode ser encontrada na literatura como absorbância, é o fator que a técnica utiliza para identificar a concentração da solução, isso por que segundo a lei de beer, que será melhor explanada a seguir, diz que a absorbância é diretamente proporcional a concentração da solução da amostra que pode ser calculada pela forma que segue (SKOOG et al, 2006).

A = log10 P0/P

 Outro conceito importante para a espectrofotometria é a transmitância, ademais, esta consiste na fração de luz que será incidida em um determinado comprimento de onda de maneira inalterada, e pode haver tanto esse fenômeno de transmitância quanto de absorbância, que quando ocorrem juntas o fenômeno é denominado espúria. Assim, como a absorbância está diretamente relacionado a concentração da solução da amostra, a transmissão está diretamente ligada a absorbância. (MARQUES et al, 2016; SKOOG et al, 2006).

                                                               (T) = It / Euo

Mais especificamente, a espectrometria UV-Vis pode utilizar radiação ultra violeta que vai de 180 a 390 nm e radiação visível (a mais usada) que vai de 390 a 780 nm. É um método analítico já difundido e que apresenta êxito para a finalidade para a qual foi desenvolvida. É muito eficiente para a identificação de organometálicos, e também é eficiente, mas não tanto para a identificação de matrizes orgânicas e inorgânicas (WORSFOLD et al, 2019; MARQUES et al, 2016)

Desse modo, sua utilização é ampla e se ramifica pelas áreas de identificação de amostras ambientais, bioquímicas, farmacêuticas, agronômicas, clínicas e de alimentos além de análise da qualidade da água. (WORSFOLD et al 2019).

Para aplicação dessa metodologia, o instrumento de uso é o espectrofotômetro, que é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e apartir disso, mensura quanto foi absorvido pela solução e com o auxílio de um prisma o mesmo separa os feixes em diferentes comprimentos de onda, como por exemplo, o que ocorre no fenômeno de formação do arco-íris. Enfim, é permitido que se saiba quanto foi absorvido em cada comprimento de onda (HARRIS, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (406 Kb)   docx (129.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com