TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ANÁLISE QUÍMICA

Por:   •  14/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Calibração significa o conjunto de operações que estabelece condições especificadas e as relações entre os valores indicados pelos instrumentos calibrados. Todas as generalizações e leis científicas são baseadas na regularidade derivada de observações experimentais. E necessário para qualquer experimento levar em considerações as limitações e confiabilidade dos dados a partir das quais são tiradas as conclusões. Portanto na calibração de pipetas e necessário que os recipientes estejam limpos e secos para exatidão dos  resultados no experimento, foi observado três tipos de pipetas de volumes diferentes, e  á quantidade de gota em cada uma por  ml de água, também foi analisado o peso do Becker vazio e com a água ou seja:  antes e após o teste assim obteve-se a quantidade de gotas nos diferentes níveis solicitados de cada uma, o ultimo processo foi a  analise do  nível  da temperatura da água utilizada.

Na sala de laboratório é necessário uma temperatura ambiente adequada e cuidados, em caso de preparo de algumas soluções sendo feitas de maneira inadequada pode provocar acidentes e imprecisão dos resultados.  

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral:

  • Obter a quantidade exata de gotas de água em diferentes tipos de provetas sendo as mesma de 1ml, de 5ml, e 10ml.
  1. Objetivos especificos:
  • Utilizar adequadamente todos os materiais necessários.

.

  • Utilizar as vidrarias adequadas para o experimento.

  • Observar cada processo e os diferentes tipos de resultados.

  1. METODOLOGIA

 A pratica foi realizada com o uso de três tipos de pipetas a graduada de 10 ml, a Pasteur de 1 ml e a volumétrica de 5 ml cada ml foi preenchida ao nível solicitado com a água da torneira que em seguida foi  manuseada ao beque quantificando a quantidade de gota contida em  cada uma. Após este processo foi pesada na balança analítica o Becker  para fins de determinar os diferentes peso da água de cada medida, sendo q o mesmo foi pesado antes do teste com o propósito de conhecer primeiro o seu peso real. A temperatura também foi analisada.

 

 

  1. PARTE EXPERIMENTAL

 

4.1 Materiais

  • Balança analítica
  • Pipeta graduada de 10 ml
  • Pipeta volumétrica 5 ml

Pipeta de Pasteur de 1 ml

  • Termômetro
  • Becker de 50 ml

  1. Reagentes:

  • Água da torneira
  1. Procedimento experimental:

O teste é um procedimento para detectar a quantidade de gota de cada ml nos diferentes tipos de provetas que foram divididas em três partes. O teste envolve três tipos de diferentes pipetas, volumétrica de 5 ml graduada de 10 ml e Pasteur de 1 ml, cada pipeta foi preenchida com uma quantidade de água correspondente a seus respectivos valores.

1º parte

 Foi utilizada a pipeta de Pasteur de 1 ml que foi preenchida com água ate o nível estabelecido  e em seguida esvaziada em um Becker seco e limpo que foi pesado tendo como peso equivalente a 55.913 g  e depois com água que resultou em um peso de 54.9226 g. durante o esvaziamento da pipeta foi quantificado as gotas de água existente  em um 1mol que foram 20 gotas em seguida o beque foi seco com lenço de papel para ser utilizado nos seguintes experimentos. Logo após foi medido a temperatura da água de 27°C.

2º parte:

Ocorreu o mesmo procedimento utilizando a pipeta volumétrica de 5 ml obtendo diferenças na quantidade de gotas e no peso do Becker contendo agua  em 5 ml quantificou 109 gotas e um peso de 63.4906 g.

3º parte:

Foi utilizado o mesmo procedimento do uso das  pipetas já mencionadas tendo como diferença a utilização da pipeta graduada e o numero de gotas correspondente as 10ml que foram 183 gotas  e  o peso do beque obtido que foi de 60.8374 g.

PIPETA UTILIZADA NA MEDIDA DO VOLUME

MASSA BÉQUER MAIS ÁGUA

MASSA DA ÁGUA

Pipeta graduada (10 ml)

36,2683 g.

4,8338 g.

Pipeta volumétrica (5 ml)

36,3593 g.

4,9248 g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com