TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS – O PODER DA TRANSFORMAÇÃO

Por:   •  28/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA – DBQ

QUÍMICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

DOCENTE: GIULIANNA PAIVA VIANA DE ANDRADE SOUZA

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS – O PODER DA TRANSFORMAÇÃO

DISCENTES:

LICIA MARIA DO NASCIMENTO

LUCIANO DE FREITAS BARROS NETO

RENATA LILIAN DANTAS CAVALCANTE

NATAL/RN

MAIO 2017

Introdução:

No nosso cotidiano estamos sempre realizando reações químicas ou utilizando-as sem sequer nos darmos conta. Desde fazer um bolo a digestão desse alimento reações químicas estão ocorrendo, e ocorrendo a todo momento a nossa volta. O preparo de alimentos, a combustão nos automóveis, a formação da ferrugem e a fabricação de remédios, são exemplos de processos diários realizados devido a reações químicas.

As substâncias possuem o caráter de combinar-se entre si, transformando-se assim em novas substâncias. Estas transformações recebem o nome de Reações Químicas. A Reação Química então é um fenômeno onde ocorre transformação da matéria inicial (reagentes) em novos compostos (produtos). Durante essa transformação ocorrem alterações relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas dos reagentes para formar um produto com novas conexões atômicas e nova geometria.

A reação química ocorre respeitando a Lei de Lavoisier que diz “Numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Ou seja, durante reação química não há matéria perdida e sim transformada. Essa afirmação é condizente com a famosa frase também de Lavoisier, que diz: "Na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma".

A forma que se utiliza para representar uma reação química é denominada de equação química. Nela estão representados os elementos envolvidos na reação e como ocorreu essa transformação. A equação química é representada da seguinte forma: reagentes → produtos. Ex.: 2H2  +  O2   →  2 H2O        

As reações químicas são classificadas em quatro tipos: síntese ou adição, análise ou decomposição, simples troca ou deslocamento e dupla troca. As reações químicas não ocorrem com a mesma velocidade: umas são mais rápidas, outras são bem lentas e existem alguns fatores que podem alterar a velocidade das reações, como exemplo: temperatura, superfície de contato, o uso de catalizadores entre outros.

Objetivos:

A aula prática realizada pela docente Giulianna Paiva, no dia 09/05/2017 tinha como objetivo consolidar o conteúdo de reações químicas, focando na compreensão das etapas da reação química e os fatores que se integram a elas.

Metodologia:

A turma foi dividida em dois grupos e após isso a aula prática foi divida em 4 experimentos, esses se constituíam em:

1º Experimento: Fator temperatura influenciando na velocidade da reação química.

2º Experimento: Quantidade da superfície de contato interferindo na velocidade da reação química.  

3º Experimento: Concentração de substrato e a sua influencia na velocidade da reação química.

4º Experimento: O uso de um catalizador na reação química.

No 1º experimento nomeamos três béqueres da seguinte forma: quente, natural e gelada, e adicionamos em cada béquer 50 ml de água em temperatura morna, ambiente e gelada respectivamente. Após isso adicionamos ½ sonrisal (comprimido efervescente) ao mesmo tempo nos três béqueres. Observamos o tempo de reação de cada béquer e anotamos os resultados.

No 2º experimento usamos dois béqueres e adicionamos 100 ml de água na mesma temperatura em cada um dos béqueres. Maceramos com o pistilo ½ sonrisal. Após isso colocamos em um dos béqueres ½ comprimido de sonrisal inteiro e ½ comprimido de sonrisal macerado ao mesmo tempo nos dois béqueres. Observamos as reações de cada béquer e anotamos os resultados.

No 3º experimento usamos dois tubos de ensaio e lãs de aço. No tubo 1 (T1) colocamos 5 ml de sulfato de cobre (CuSO4)  e  no tubo 2 (T2) acrescentamos 1 ml de sulfato de cobre (CuSO4) mais 4 ml de água. Fizemos comas lãs de caço bolinhas bem compactadas e no mesmo momento colocamos as bolinhas em cada tubo. Observamos por 5 minutos e anotamos os resultados.

No 4º experimento usamos dois pedaços de batata em placas de petri, sendo uma cozida e uma crua. Adicionamos ao mesmo tempo nas batatas 5 gotas  de água oxigenada a 10 volumes. Após isso observamos as reações que ocorreram em cada pedaço de batata e anotamos os resultados.

Resultados e conclusões:

  • 1º Experimento:

TABELA DOS RESULTADOS PARA EXPERIMENTO Nº 1

Condições

Velocidade da reação

Água Quente

Reação mais rápida

Água Natural

Reação intermediaria

Água Gelada

Reação mais lenta

No 1º experimento obtivemos uma reação mais rápida no béquer que continha água quente. A reação de efervescência ocorreu de forma mais lenta na água gelada e de forma intermediaria na água em temperatura ambiente. Com esse resultado podemos concluir que quanto maior a temperatura maior será a velocidade da reação. E que as reações possuem uma temperatura ótima para ocorrerem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (319 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com