TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VOLUMÉTRICOS

Por:   •  26/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UESB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

PROFESSORA: ANAILDES LAGO DE CARVALHO

DISCIPLINA: QUIMICA ANALÍTICA

 

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VOLUMÉTRICOS

DANIELA LIMA DE OLIVEIRA MATOS (201611986)

MARIANA GOMES (201611629)

TIAGO PESSOA (201611977)

VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA

MARÇO/2018.


[pic 2]

UESB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

PROFESSORA: ANAILDES LAGO DE CARVALHO

DISCIPLINA: QUIMICA ANALÍTICA

Relatório solicitado pela Professora Anaíldes

                                                 como atividade de avaliação complementar à

prática realizada em laboratório pela disciplina

                            de Química Analítica.

VITORIA DA CONQUISTA-BAHIA

MARÇO/2018

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------4

2 OBEJTIVOS ------------------------------------------------------------------4

3 MATERIAIS E MÉTODOS------------------------------------------------5

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO-------------------------------------------6

5 CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------7

6 REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------8

  1. INTRODUÇÃO

A calibração é um processo que visa determinar a relação entre a resposta analítica e a concentração do analito. Na química analítica busca-se muito pela exatidão das medidas afim de que ocorra o mínimo de erros possíveis, por esse motivo a calibração é um aspecto muito importante.

Existem diferentes equipamentos volumétricos para a realização das medidas (balão volumétrico, pipeta graduada e volumétrica e buretas). Os aparelhos volumétricos são classificados em duas categorias: aparelhos calibrados para escoamento (pipetas e buretas) e aparelhos calibrados para conter determinados volumes (balões volumétricos).

Na realização da calibração dos equipamentos volumétricos algumas variáveis tem que ser controladas, um exemplo é a temperatura, porque o volume ocupado por uma massa depende da temperatura, levando em conta que o volume do material também varia, devido à tendência que o vidro tem de dilatar ou contrair a determinadas temperaturas.

Os erros dos equipamentos produzidos pelos fabricantes são necessariamente pequenos, porém não pode ser desprezado para que não haja um resultado diferentes no trabalho.

 Alguns erros também devem ser evitados no momento da realização dos experimentos, como não tocar as vidrarias diretamente com as mãos na hora da pesagem, para que não passe gorduras da mão para o equipamento e manter sempre a balança analítica em um local livre de correntes de ar e poeira para evitar erros.

  1. OBJETIVOS

 Esse experimento teve como objetivo demonstrar a utilização de determinadas vidrarias como demonstrar maneiras corretas da pesagem de objetos e fazer a correção do empuxo. Além de avaliar a calibração de aparelhos volumétricos.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

No procedimento realizado foi feito uso de uma pipeta graduada de 5ml, um termômetro para averiguar a temperatura do líquido (sendo posteriormente consultada a densidade do mesmo com base em sua temperatura), um béquer usado como recipiente na hora da pesagem e uma balança semi-analítica.

A princípio tanto o béquer quanto a pipeta graduada foram lavados com água e pequenas quantidades de solução de detergente. Para lavagem da pipeta, essa foi preenchida com a solução e fechada suas saídas com a ponta dos dedos; após isso foi agitado o conteúdo dentro da vidraria colocando-a no sentido vertical e depois horizontal afim de promover uma melhor limpeza do material. Após a agitação deixou-se o líquido escoar na pia e verificou se não havia presença de gotículas de água aderida à parede do recipiente; quando constatada a ausência foi usado a pipeta o procedimento.

Assim que concluída a lavagem, o béquer foi pesado e teve sua massa anotada para que fosse posteriormente descontada das leituras. Foram feitas 3 repetições de pesagens onde cada pipeta teve seu conteúdo preenchido com o uso de um pipetador; em cada transferência a ponta da pipeta foi secada com o uso de um papel toalha e o conteúdo transferido para o béquer deixando-o escorrer rente a parede do recipiente para que não houvesse respingo e resultando em erro na análise.

Quando obtidos as massas de cada transferência, o volume foi conseguido com a fórmula de densidade (densidade= massa/volume) que para o presente uso teve uma pequena alteração para v=m/d. A massa pesada foi corrigida antes de se calcular o volume com a fórmula para correção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com