TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Espaços e Equipamentos de Lazer

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  2.434 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Aula

Tema: Espaços e Equipamentos de Lazer

Faixa Etária: Acima de 60 anos

Duração: 45 Minutos, três vezes por semana

Local: Taquaral – Campinas/SP

Objetivo:

- Incluir o idoso na sociedade, trabalhando a saúde física e psíquica, o equilíbrio, a coordenação motora, exercitar a memória, atenção e capacidade de aprendizagem.

Metodologia:

Abordagem da importância do lazer no dia-a-dia do idoso e melhorias na qualidade de vida, através de atividades inclusivas, utilizando de espaços físicos ideais para a prática de exercícios e a utilização de equipamentos necessários de baixo risco, evitando possíveis lesões.

Fase Inicial:

Alongamento com duração de 10 minutos.

1º Dia:

Caminhada com bate-papo: Os integrantes irão caminhar em duplas, onde o professor irá acompanha-los e a cada apito, os mesmos trocam de parceiros, para que assim, possam interagir uns com os outros, será realizado em volta da lagoa com duração de 30 minutos. (Equipamento polivalente grande)

2º Dia:

Dança (Forró): Primeiramente reunir todos os alunos, apresentar o estilo musical. Em seguida, iniciar com o ritmo, através de expressão corporal e mobilização das articulações, realizando movimentos seguidos à orientação do professor, com aquecimento dos membros superiores e inferiores. No ritmo da música, os alunos deverão formar duplas, sendo que um ficará sem dupla, para dançar com a vassoura. Seguindo as novas orientações do professor, os alunos deverão dançar utilizando todo o espaço físico, livremente. Esta aula será realizada no ginásio com duração de 30 minutos. (Equipamento polivalente)

3º Dia:

Hidroginástica: Iniciar a atividade, com exercícios que trabalham as pernas, utilizando o step, em seguida exercícios utilizando os halteres para os exercícios de braços, e para finalizar, utilizando as boias espaguete os alunos deverão efetuar movimentos de extensão e flexão dos braços, onde irá trabalhar também as costas. Exercícios serão realizados na piscina com duração de 30 minutos. (Equipamento não específico)

Materiais utilizados

Para a dança, aparelho de som, CD’s de música de forró e vassouras, para a hidroginástica, boia espaguete, halteres e Steps, para os alongamentos, colchonetes e bastões.

Volta à calma: 5 minutos de relaxamento, onde de uma forma interativa, serão realizados movimentos leves, massageando as costas uns dos outros.

Referências Bibliográficas

LORDA, R. C. Recreação na terceira idade. Rio de Janeiro: Sprint.

RAUCHBACH, Rosemary – Atividade Física para Terceira Idade: envelhecimento ativo, uma proposta para vida. 2ª edição. revisada e ampliada. – Londrina: Miodiograf, 2001.

SANTINI, R. de C. G. Dimensões do lazer e da recreação: Questões espaciais, sociais e psicológicas. Angelotti: São Paulo, 1993.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com