TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DAS AULAS MINISTRADAS EM SALA DE AULA: PROJETOS COMPLEMENTARES 1 – EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS

Por:   •  19/10/2017  •  Resenha  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Taynah Almeida Machado Vieira               RA: 90384

RESUMO DAS AULAS MINISTRADAS EM SALA DE AULA:  PROJETOS COMPLEMENTARES 1 – EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS

Hidráulica tem como princípio a condução da água cujo qual se aplica as leis de mecânica dos fluidos de engenharia, para que haja resolução de problemas encontrados como captação da água, armazenamento, controle e o uso.

Presente praticamente em toda a história cujos primeiros pensamentos sobre começaram com os gregos no século III a.c. com Arquimedes com o equilíbrio dos corpos e princípios da hidrostática.

- com os Romanos, com as invenções de aquedutos, dando mais ênfase na construção do que em teses intelectuais.

- Renascimento com Leonardo da Vince Escola Italiana, estudando a velocidade de propagação de ondas, conservação da massa, influencia atrito de escoamento, entre outros.

- Séc. XVII com a contribuição de matemáticos e físicos da época como, Newton, Euler, Pascal, Boyler, entre outros, nasce então a Hidrodinâmica.

- Séc. XVIII já há mais progressos com base de experimentação com Pitot, Chézy, Venturi, na Itália e França.

-Séc. XIX introdução de conceitos com Hazen e Poiseuille, Bresse, Reynolds, entre outros, como a turbulência, velocidades e perdas de cargas.

-Séc. XX com Moody, Celebrook, entre outros vamos ter a Mecânica dos fluidos.

Já atualmente é possível fazer tudo via tecnologia atuais, como modelar os escoamentos através de formas numéricas e computacionais.

Hidráulica Teórica divide-se em: Hidrocinemática, Hidrostática e Hidrodinâmica.

Hidráulica Aplicada divide-se em: Hidráulica Urbana – abastecimento de agua, drenagem e esgoto. Hidráulica Rural/ Agrícola – Drenagem e irrigação. Hidráulica Marítima Obras e portos. Instalações Industriais, hidrelétrica e prediais. E meio ambiente contando com a dispersão de poluentes, preservação de habitats, erosão.

Instalações prediais de água fria é composta pelo conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos destinados a pontos e aparelhos que utilizam a água, mantendo o a quantidade suficiente e a qualidade da água fornecida. O sistema de abastecimento pode ser feito por:

Distribuição Direta: Ligado ao abastecimento de rede pública sem passar por reservatório. Podendo ter falta de água, pressão não uniforme,

Distribuição Indireta (descendente): A água é ligada da rede pública ao reservatório. Inferior: bombeado por pressão; Superior: pressão da gravidade.

Vazão Pressão e Velocidade

Vazão: quantidade em volume de água que passa pela tubulação em um determinado tempo.

Pressão: basicamente seria o peso da água contida numa tubulação;

Velocidade: é a quantidade de água que se movimenta em um intervalo de tempo, tendo como velocidade média 0,6 m/s e 1,0 m/s (NBR 5626).

Hidrômetro – tem como função medir a quantidade de água que passa pela instalação em m³ ou litros. Para usá-lo é necessário instalar primeiramente o cavalete e em seguida fazer a instalação da água a rede pública de abastecimento.

Reservatório de Abastecimento de água

Os reservatórios podem ser de alvenaria, concreto e de polietileno, variando sua capacidade de 100l a 2000l, tendo um limite prático de residências em relação as vias de aproximadamente 10m.

Seu dimensionamento e de suas instalações são calculados de acordo com a taxa de ocupação do local e ao consumo diário per capta típico da região.

Segundo normas da NBR 5626 a capacidade de um reservatórios deve atender ao padrão de consumo do edifício, e se possível obter informações a frequência de duração de interrupção no abastecimento. Tendo com regra básica a observação de dois dias para que ai sim haja o redimensionamento do reservatório. Em dimensionamento leva a consideração o tipo e função do edifício, adotando a tabela (NBR5626).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com