TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE PECC

Por:   •  16/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FARROUPILHA CAMPUS PANAMBI

CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA

ICHIÉLI WOLGIEN DA SILVA

SEBASTIANA ALMEIDA DE BAIRROS

TAISA GONÇALVES DE AZEVEDO

RELATÓRIO  DE ATIVIDADES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE PECC III

PROFESSOR ORIENTADOR: ALESSANDRO CALLAI BAZZAN

PANAMBI

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        7

CONCLUSÃO        8

INTRODUÇÃO

O presente relatório de atividades na disciplina de Práticas Enquanto Componente Curricular III, no ano de 2021 às atividades foram realizadas na Escola Estadual José de Anchieta, a atividade foi desenvolvida no 3° semestre do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Panambi.

O planejamento ocorreu mediado pelo Professor Alessandro Callai Bazzan e as atividades foram desenvolvidas no período de 50 horas.

Ensinar a importância de reaproveitar materiais, roupas e brinquedos e, também, a separar os resíduos corretamente para a coleta.

As primeiras lições começam na escola em sala de aula, e as crianças levam o que aprenderam para casa, para seus pais e familiares.

Fazer entender compreender que a maior parte dos problemas ecológicos tem origem no descarte inadequado do lixo, descarte de forma errada, o lixo não é reaproveitado e acaba indo para lugares onde acaba causando inúmeros problemas ao meio ambiente.

É importante mostrar para as crianças como isso é prejudicial à sociedade como um todo e apresentar a maneira correta de lidar com o lixo, para que elas não repitam o que presenciam diariamente.

Foi explicado com exemplos fotos, vídeo e atividades desenhos, sobre

o  que são cada um dos tipos de lixo: vidro, metal, plástico e orgânico.

O importante é estimular um hábito que vai ser levado pra sempre por cada um dos alunos.

Dessa forma, eles vão aprender e fixar muito mais os conteúdos aprendidos, além de obter conhecimentos diversos sobre os materiais que compõem o lixo.

A criança precisa compreender que cada ato tem uma consequência, não só em relação ao meio ambiente.

https://wsaww.primecursos.com.br/blog/projeto-meio-ambiente-para-educacao-infantil-e-ensino-fundamental/

Atividades desenvolvidas para os alunos.

Foram elaboradas algumas atividades para serem desenvolvidas com os alunos,desenhos e um vídeo explicativo sobre o meio ambiente assim os alunos vão compreender melhor.

Com o desenvolvimento de atividades práticas e didáticas sobre os problemas ambientais, principalmente o lixo que afeta nossas vidas e a preservação do meio ambiente, visando contribuir para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes melhores.

Com as atividades,os desenhos eles vão pintar e aprender ao mesmo tempo com uma atividade divertida.

Como essa interação com os alunos e as explicações, vídeo e atividades vai ficar muito mais claro e fácil compreender o que é o meio ambiente para os alunos.

Logo abaixo tem os trabalhos e o vídeo que foram desenvolvidos com os alunos em sala de aula.

https://drive.google.com/file/d/1SgETA2lyljpbXp-UCotMhYYf0rTZJeSE/view?usp=drivesdk

[pic 1]

[pic 2]

DESENVOLVIMENTO

No dia 08 de Julho de 2021 às 19:00 horas, as acadêmicas Ichéli, Sebastiana e Taisa realizaram uma entrevista online com docente Cristiane Padilha, licenciada em Química e atualmente cursando Pedagogia, atuando como professora do ensino fundamental na Escola Estadual José de Anchieta onde leciona para o 2°ano.

A entrevista objetiva elucidar como está sendo esta adaptação às aulas remotas, dia a dia, dificuldades que está enfrentando até o momento.

A professora relatou brevemente  sobre sua experiência de um ano e meio de aulas remotas.

Compartilhando esta experiência, a professora se referiu a dificuldade de conciliar as aulas remotas em casa, tornando-se complicado separar a sua rotina pessoal com o profissional, pois tem duas filhas pequenas, para ela está sendo um momento muito complexo, saber administrar o tempo de ser professora e ser mãe, com o  mesmo trabalhando de forma remota, é preciso conciliar ambos

A mesma é questionada quanto à eficácia deste método, entre argumentos busca explicações de que mesmo afastados estão aprendendo, não abstendo algumas dificuldades, considerando também que alguns se encontram em fase de alfabetização, onde necessitam da presença de um professor, mas em casa necessitam de acompanhamento frente a um responsável que lhes possa auxiliar durante as atividades, a professora justifica quanto faz indispensável o presencial, o quão importante é esta troca entre professor e aluno, que nada substituirá isso, porém sabe-se que isso fez e fará falta para  desenvolvimento pedagógico dos alunos.  

A metodologia de ensino também acaba passando por metamorfoses em sala de aula se tem o quadro, o giz, a conversa, o compreender, o contato em si. O remoto, isolado e dividido, impossibilitando o “cara a cara”.

Perante isolamento fez-se necessário a orientação das crianças, considerando também o tempo para montar uma atividade remota, bem como a sua correção e posteriormente a avaliação da aprendizagem. Nesta conversa a professora salienta dificuldades no período remoto entre elas destacam-se o período de conhecimento e adaptação a plataforma, como também acompanhar as aulas para não ficar pendente as atividades, evidenciando assim as diferenças no aprendizado de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com