TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades da Disciplina de Geografia

Seminário: Atividades da Disciplina de Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

Atividades da Disciplina de Geografia – referente ao 1º. Ano do Ensino Médio

O estudo da Geografia nos possibilita compreender a origem, a forma e a estrutura da terra, conforme a visão dos cientistas. Possibilita também, conhecer as estruturas e as formas do relevo; os fenômenos climáticos e a interferência humana; os biomas e formações vegetais, entre tantos outros temas. Geografia é uma palavra que teve origem na Grécia antiga, onde "geo" significa Terra e "graphos" significa escrever, portanto, Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.

Partindo dessa colocação, realize uma pesquisa, seja ela em livros ou internet e responda as questões apresentadas a seguir.

01 - Onde surgiu a geografia e como era chamada no começo?

02 – Qual é o campo de preocupações da Geografia?

03 – Em sua opinião qual a é importância da Geografia?

04 - Coordenadas Geográficas, são os elementos geográficos que nos dão condições para localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre. As coordenadas geográficas foram determinadas por meio de observações astronômicas e satélites geodésicos. Suas informações são expressas em grau, minuto e segundo. Para determinar a posição, ou localização, de um ponto situado na superfície da Terra, utilizamos como referência linhas imaginárias denominadas de paralelos e meridianos, essas linhas na realidade não existem na superfície da Terra, elas são imaginárias e estão presentes nos mapas, apenas para orientar seus usuários. Os paralelos são as linhas de referência para a obtenção da latitude, e os meridianos são as linhas de referência para obtenção da longitude. Sabemos que a Terra tem uma forma quase esférica, com achatamento nos polos (geóide), e, é apresentada nos mapas dividida em duas metades por uma linha horizontal imaginária , denominada Linha do Equador (palavra de origem latina aequatore, que significa "o que iguala"). A linha do Equador, esta situada a igual distância dos polos, divide a terra em duas metades: o Hemisfério Norte ou Setentrional e o Hemisfério Sul ou Meridional. As linhas imaginárias posicionadas paralelamente ( paralelos) ao equador, determinam A latitude, que é definida como; a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do equador. A distância em graus será de 0° na linha do equador até 90° para o norte ou 90° para o sul. Concluindo que, se a posição em análise estiver acima da linha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com