TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA QUÍMICA GERAL

Por:   •  14/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  2.569 Visualizações

Página 1 de 3

  [pic 1]

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

QUÍMICA GERAL

CURSO

Engenharia

TURMA

1040

DATA

21/03/2016

Aluno/

Grupo

Ana Carolina Marques Ferreira 201602691568

George Lucas da Silva Quintanilha 201602720363

Késia Ribeiro da Silva Passos 201608176789

Lucas Carvalho das Chagas 201602136271

TÍTULO

Termodinâmica: Exemplos de Reações Exotérmicas e Endotérmicas

OBJETIVOS

Realizar experimentalmente reações exotérmicas (reações que liberam calor) e reações endotérmicas (reações que absorvem calor)

INTRODUÇÃO

       A termoquímica é a parte da termodinâmica que estuda as oscilações de energia e suas reações, se houve absorção ou liberação de calor (energia) durante uma transformação. A lei de conservação de energia diz que a energia não pode ser destruída e sim convertida de uma forma para outra. Neste caso, temos que calor é o mesmo que energia, que gera variação de temperatura, ou seja, quando você sente uma sensação quente é porque você recebeu energia e quando você sente uma sensação fria, é porque perdeu energia.

       Na química, essa variação de calor é definida como reações químicas endotérmicas e exotérmicas. Nelas ocorre calor envolvido numa reação sobre a pressão atmosférica, e isso se chama entalpia. A variação da entalpia é a diferença entre a energia dos produtos e seus reagentes.

  • Reações Endotérmicas: São as reações que ocorrem absorção de calor. (endo = para dentro). Neste caso, a energia dos produtos é maior que a energia dos reagentes. 
  • Reações Exotérmicas: São as reações que ocorrem liberação de calor. (exo = para fora). Neste caso, a energia dos produtos é menor que a energia dos seus reagentes.

   

REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

  1. Materiais Utilizados:

  • 4 tubos de Ensaio
  • Estante para tubos de Ensaio
  • Conta-gotas
  • Espátula
  • Béquer (100mL)
  • Pissete com água destilada

  1. Reagentes Utilizados:
  • Água destilada
  • Ácido Sulfúrico
  • Bicarbonato de Sódio
  • Ácido Clorídrico
  • Hidróxido de Bário
  • Cloreto de amônio
  • Zinco em pó
  • Iodo sólido

PROCEDIMENTOS

  1. Experiência: Colocou-se em um tubo de ensaio aproximadamente 5,0mL de H2O (água) com o pissete. Depositaram-se com o auxilio de um conta gotas, cuidadosamente, 10 gotas de ácido sulfúrico concentrado. Sentiu-se com as pontas dos dedos que a solução liberou calor.

H2SO4 (l) + 2H2O ↔ 2H3O+ + Q(calor)

  1. Experiência: Colocou-se em um tubo de ensaio aproximadamente 0,5g de NaHCO3 (bicarbonato de sódio), e adicionou-se 10 gotas de ácido clorídrico. Notou-se que essa solução absorveu calor.

HCL (aq) + NaHCO3 (s) + Q (calor) →NaCL (aq) + H2O + CO2 (g)

  1. Experiência: Colocou-se em um tubo de ensaio aproximadamente, 0,5 g de Ba(OH)2 (hidróxido de bário), e adicionou-se 10 gotas de cloreto de amônia. Sentiu-se com os dedos que a solução absorveu calor.

Ba(OH)2  (s) + 2 NH4Cl (aq) + Q(calor) → BaCl2 (aq) + 2NH4OH (aq)

  1. Experiência: Colocaram-se em um tubo de ensaio alguns cristais de iodo sólido e uma pequena porção de zinco em pó. Após com a ajuda do béquer e do conta gotas depositou-se 1 gota de H2O. Sentiu-se com os dedos que essa solução liberou uma grande quantidade de calor.

I2 (s) + Zn (s) → Znl2 (s) + Q (calor)

RESULTADOS e DISCUSSÃO

  1. Experimento: Notou-se que a solução liberou energia, logo, gerou calor. Sendo assim considerada uma reação exotérmica.

  1. Experimento: Após a reação desta solução, observou-se que absorveu calor da vizinhança através da fronteira, sendo assim uma reação endotérmica.
  1. Experimento: Observou-se que a solução absorveu calor, sendo assim é uma reação endotérmica.
  1. Experimento: Verificou-se que ao reagir, a solução gerou uma coloração violeta, e assim aquecendo o tubo, sendo considerada uma reação exotérmica.

CONCLUSÃO

Após observar os experimentos 1 e 4, conclui-se que foram reações exotérmicas ao liberarem calor, a temperatura final dos produtos é maior do que a temperatura inicial dos reagentes.

Nos experimentos 2 e 3, pode-se concluir que diferente das reações anteriores, absorveu-se calor, representando a reação endotérmica. A temperatura do produto final é menor que a dos reagentes.

REFERÊNCIAS

http://www.qieducacao.com/2010/11/termoquimica-i-reacoes-endotermicas-e.html - “Termoquímica I: Reações endotérmicas e exotérmicas” - Q.I. Educação - Acessado em 19/03/2017

http://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm - “Processos endotérmicos e exotérmicos” -  Jenifer Fogaça – Acessado em 19/03/2017

LENZI, E; FAVERO, L.O.B; TANAKA,A.S; FILHO, E.A.V; SILVA, M.B; GIMENES, M.J.G. Química Geral Experimental. Rio de Janeiro. Freitas Bastos Editora, 2012. Páginas 327-328.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (146.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com