TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES EM QUÍMICA

Por:   •  21/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES

NOME: ADRIANO RODRIGUES SANTO – RA: 2048849

UNIP – POLO GUARA

Ano: 2020

SUMÁRIO

1 -  PONTO DE PARTIDA        3

2 -  AMBIENTE ESCOLAR OBSERVADO        4

2 -  AMBIENTE NÃO ESCOLAR OBSERVADO        5

REFERÊNCIAS        6

1 -  PONTO DE PARTIDA

O ponto de partida desse Relatório foi escolhido por esta bem próximo aos ambiente escolhido para observação tanto o escolar e não escolar, que por coincidência estão bastantes próximo a minha residência, localizada no Endereço Quadra 111 conjunto 03 casa 10 - na cidade de Recanto das Emas sendo a XV Região administrativa do Distrito Federal, hoje contendo por volta de 145.000,00 habitantes, foi criada em 1993.

Hoje sua estrutura Educacional e composta de 29 Escolas, onde se tem desde a Creches até o ensino médio, e mais um Instituto Federal de Ciencia e Tecnologias e Escolas de Línguas (inglês/alemão/francês/espanhol), isso todas públicas fora as instituições particulares de ensino que estão instalada na cidade desde creches a instituição de ensino superior.

[pic 2]

Figura 1 - Ponto de partida / Ambiente Escolar / Ambiente Não escolar – fonte Google Maps,2020

2 -  AMBIENTE ESCOLAR OBSERVADO

O Ambiente escolar observado escolhido foi o centro de Ensino Médio 111 do recantos das emas e conforme foto acima, está localizada cerca de 150 metros do ponto de partida, O Centro de Ensino médio 111 teve seu primeiro ano de funcionamento em 21 de abril de 1998. Naquele ano, atendeu uma demanda de alunos de diferentes faixas etárias, principalmente, adultos com escolaridade incompleta que esperavam por uma escola localizada na cidade (EJA), assim a escola passou a funcionar os três turnos (matutino, vespertina, Noturno) nas modalidade Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) E EJA Interventivo. Eu como aluno da mesma ingressei no inicio do ano de 2005 e saindo no final de 2007, no ensino médio regular noturno. Hoje a escola ja passou por várias gestores e com isso também varias reformas e ampliações,  dentre elas criações de laboratórios de física e quimica, bibliotecas digitais, dentre outras, hoje a escola conta com aproximadamente 1.891 (mil oitocentos e noventa e um), divididos em 102 turmas  nos três turnos oferecido para a comunidade, contendo aproximadamente quase 100 funcionários, entre professores, gestores, coordenadores, auxiliares educacionais, vigias, merendeiras, auxiliar de limpeza dentre outros.

A escola tem a função educacional de proporcionar uma qualidade de ensino e aprendizagem de forma a contribuir significativamente para a formação de cidadões, pensantes, críticos, racionais e reflexivos para a vida sócio cultural, filosóficos, pensamentos politicamente econômica da sociedade brasileira, assim contribuindo para a evolução e crescimento da comunidade e de si próprio.

Tem como objetivo fundamental para uma educação de qualidade através de um trabalho colaborativo dos integrantes da comunidade escolar, num processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir a sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, como ser único, mas também coletivo. É função social da escola: propiciar aprendizagens significativas que contribuam para a formação de cidadãos reflexivos, críticos, autônomos e participantes da vida social, cultural, política e econômica do país; enfim, contribuir para a humanização plena do jovem estudante.

3 -  AMBIENTE NÃO ESCOLAR OBSERVADO

O ambiente Não Escolar observado está aproximadamente à 80 metros do ponto de partida, esse ambiente escolhido também está próximo ao ambiente Educacional escolar, que nesse caso e a praça onde temos um parque infantil, uma quadra de esporte gramado sintético, uma praça com bancos. E um parque de aeróbica, localizada na frente do conjunto 01 e 03 da quadra 111 em frente ao CEM 111.

Foi construída em 2014 a quadra no ano seguinte em 2015 o parque para criança e o parque de aeróbica, e agora no ano de 2020 estão construindo a praça de comunitária se tornando um complexo comunitário, onde hoje a comunidade local e a comunidade escolar utiliza para desenvolvimento e convivência com a comunidade, os pais ao redores levam seus filhos para brincarem nos parques promovendo a interação com outras crianças, de segunda a sexta pela manhã tem um rapaz que na quadra de grama sintética dar aulas de aeróbica para terceira idade, e de tarde alguns alunos e jovens e criança da comunidade usam para poder jogar bola (futebol).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (654.7 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com