TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: OBTENÇÃO DE HIDROGÊNIO DE METAIS ALCALINOS TERROSOS

Por:   •  5/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO: OBTENÇÃO DE HIDROGÊNIO DE METAIS ALCALINOS TERROSOS

        

        Os metais alcalinos terrosos são os elementos da família 2A. São chamados dessa forma por também formarem compostos básicos, quando em meio aquoso, mas não reagem tão vigorosamente quanto os metais do grupo 1.

         Todos os elementos desse grupo queimam em atmosfera de O2 formando óxidos. Também são sólidos metálicos maleáveis. Todos têm propriedades metálicas características, como brilho metálico prateado e altas condutividades térmicas e elétricas. Os elementos deste grupo nunca se encontram em estado metálico na natureza (BROWN, 2005).

                                         

Objetivo

Análise das reações dos hidróxidos de metais alcalinos terrosos e identificação das propriedades dos hidróxidos.

Parte experimental

Reagentes

MgO; CaOH; CuSO4 sol. 5%; Ba(OH)2 sol Sat.; Fenolftaleina.

Equipamentos

2 Béqueres de 50mL; 3 Pipetas de 3mL; 1 Proveta de 25mL; 2 Funil; 2 Erlenmeyer de 250mL; 6 Tubos de ensaio; Bastão de vidro; Espátulas; Estantes para tubos de ensaio; papel de filtro (faixa branca); papel Medidor de ph; balança analítica; suporte de funil.

Procedimentos

        Foi pesado 0,5g de óxido de magnésio no béquer de 50mL em uma balança analítica, e logo após, com uma pipeta pasteur foi adicionado 3mL de água destilada, com a ajuda de um bastão de vidro foi agitado bem, em seguida foi adicionado ao béquer mais 25ml de água destilada e agitado novamente com o bastão de vidro. Esse mesmo procedimento também foi realizado para o CaO.

        Em seguida, com o auxílio de um suporte de funil, foi adicionado 2 funis de filtração simples e 2  backeres de 250ml sobre os funis no suporte de funil e adicionado 2 filtros de papeis. Logo após, foi filtrado as duas misturas e foram colocados em 2 tubos de ensaio, 2mL da solução de Mg(OH)2 e 2 gotas de fenolftaleina, 2mL da solução de Ca(OH)2 e 2 gotas de fenolftaleina.

        Além disso, foram adicionado mais algumas soluções para reações no tubo de ensaio: 2mL da solução de Ba(OH)2 e 2 gotas de Fenolftaleina; 2mL da solução de Mg(OH); e 2 gotas de CuSO4; 2mL da solução de Ca(OH)2 e 2 gotas de CuSO4; 2mL da solução de Ba(OH)2 e 2 gotas de CuSO4. Por fim, com a ajuda de um papel Medidor de pH, foi medido todos os pHs das soluções.

Resultado

Faram realizado reações com 6 soluções, que apresentaram diferentes aspectos e pHs:

  1. 2mL da solução de Mg(OH)2 e 2 gotas de Fenolftaleina: ao adicionar 2 gotas de Fenolftaleina ficou com aspecto de coloração rosa, e vai apresentar um pH básico igual 8.
  2. 2mL da solução de Ca(OH)2 e 2 gotas de Fenolftaleina: ao adicionar 2 gotas de Fenolftaleina ficou com aspecto de coloração rosa, e vai apresentar um pH básico igual 13.
  3. 2mL da solução de Ba(OH)2 e 2 gotas de Fenolftaleina: ao adicionar 2 gotas de Fenolftaleina ficou com aspecto de coloração rosa, e vai apresentar um pH básico igual 14.
  4. 2mL da solução de Ca(OH)2 e 2 gotas de CuSO4: ao adicionar 2 gotas de CuSO4 ficou com aspecto de coloração banco levemente azulado, e vai apresentar um pH básico igual 13.
  5. 2mL da solução de Ba(OH)2 e 2 gotas de CuSO4: ao adicionar 2 gotas de CuSO4 ficou com aspecto de coloração levemente banco transparente, e vai apresentar um pH básico igual 14.
  6. 2mL da solução de Mg(OH)2 e 2 gotas de CuSO4: ao adicionar 2 gotas de CuSO4 ficou com aspecto de coloração azul transparente, e vai apresentar um pH básico igual 10.

Conclusão

Podemos concluir com este experimento, que os hidróxidos dos metais alcalinos terrosos apresentam caráter básico e a basicidade aumenta com o tamanho do íon metálico, isto é, o Mg < Ca < Ba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com