TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TENDO TABELAS DE ROCHA, ÁGUA E MINERAIS COMO BASE

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.456 Palavras (22 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 22

UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

RELATÓRIO DE QUIMICA ANALÍTICA E

ELEMENTOS DA QUÍMICA ORGÂNICA

APLICADA A GEOLOGIA – GEO038

1° PRÁTICA

CONFECCIONANDO UM RELATÓRIO

TENDO TABELAS DE ROCHA,

ÁGUA E MINERAIS COMO BASE

AUTORES: CAIO AGUIAR, ÍCARO CHAVES E TAINAH PINTO

ORIENTADORA: KARINA GARCIA

SALVADOR, AGOSTO DE 2011

SUMÁRIO:

1. Resumo

2. Introdução

3. Objetivo

4. Metodologia

5. Resultados e Discussão

6. Conclusão

7. Bibliografia

8. Anexos

RESUMO:

Este trabalho norteia o aprendizado, da turma de 2011.2 de Geoquímica da Universidade Federal da Bahia, do conhecimento referente à elaboração de relatórios técnicos, sendo estes de extrema importância para a vida acadêmica, pois através deles o conhecimento científico é transmitido de forma clara e sucinta.

Foram coletadas três tabelas: uma de rocha, uma de água e uma de minerais. Estas elucidavam a análise criteriosa dos aspectos geoquímicos desses materiais. Para cada tabela foram observados os seguintes quesitos: tipos de materiais analisados, locais de coleta, métodos analíticos, limites de detecção e onde foram realizadas as análises.

Através dos aspectos analisados destas tabelas foi feita uma comparação entre elas quanto as suas semelhanças e diferenças.

Palavras Chaves:

Elaboração, Relatório, Tabelas, Análise Geoquímica.

INTRODUÇÃO:

Geoquímica é o ramo da ciência geológica que estuda a química do planeta. Ela utiliza as leis da química para entender os processos que governam a abundância e distribuição dos elementos nas diversas partes da Terra e nos corpos celestes (cosmoquímica), assim como nos diversos materiais que compõem o interior e a superfície da Terra: magmas, rochas, minerais, minérios, água, ar, etc.(CBPM, 2011).

Com isso a geoquímica é utilizada como ferramenta, em diversos campos de pesquisas cientificas, sejam estas, para solucionar problemas ambientais, para gênese e distribuição de depósitos minerais na crosta terrestre, para uma possível prospecção mineral, para migração dos elementos químicos e seus isótopos entre as diversas partes que compõem o planeta, entre outras.

Estas pesquisas consistem em uma analise química criteriosa do material escolhido, com o objetivo de obter a sua composição química, para uma possível interpretação dos resultados obtidos, de acordo com o tipo de pesquisa realizada.

Estes resultados, após a coleta de dados, análise e interpretação, devem ser redigidos. Com base nisto, é feito um relatório técnico de pesquisa. Este deve ser elaborado de acordo com normas técnicas, presentes em livros de metodologia científica. De acordo com (citação) um relatório técnico deve compreende as seguintes partes:

• Capa

• Sumário

• Resumo

• Introdução

• Metodologia

• Resultados e discussão

• Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (202.5 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com