TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICO DOS EXPERIMENTOS 5 “PREPARO DE SOLUÇÕES” E 6 “TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE”

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.195 Palavras (13 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CAMPUS SÃO MATEUS

ENGENHARIA MECÂNICA

LUCAS DUARTE BREMER NERES

RELATÓRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICO DOS EXPERIMENTOS 5 “PREPARO DE SOLUÇÕES” E 6 “TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE”

SÃO MATEUS-ES

2015

LUCAS DUARTE BREMER NERES[pic 1]

RELATÓRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICO DOS EXPERIMENTOS 5 “PREPARO DE SOLUÇÕES” E DO 6 “TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE”

Relatório técnico-científico apresentado ao Campus São Mateus do Ifes, como parte das exigências da disciplina de Química Geral e Experimental do curso de Engenharia Mecânica.

Profª: Sílvia Pelição Batista

SÃO MATEUS-ES

2015

LISTA DE TABELAS[pic 2]

Tabela 1 – Densidade.......................................................................................7 

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        

    1.1 SOLUÇÕES................................................................................................5

   1.2 TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE.........................................................................6

2 OBJETIVOS        

2.1 OBJETIVO GERAL        

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3 MATERIAIS E MÉTODOS        

3.1 METODOLOGIA        

3.2 MATERIAIS        

3.3 PROCEDIMENTOS        

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5 CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18

1. INTRODUÇÃO

Esse relatório relata as experiências obtidas com duas aulas práticas no laboratório da disciplina Química Geral e Experimental, nos dias 2 e 9 de junho de 2015, no Laboratório de Química do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – CEUNES/UFES, São Mateus - ES.

O desenvolvimento dessas atividades é de extrema importância, pois grande parte das substâncias químicas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia está na forma de soluções. A preparação de soluções é uma técnica de fundamental importância, pois as soluções são utilizadas em uma série de procedimentos experimentais. A titulação é o processo empregado em química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas.  

1.1 SOLUÇÕES

Na natureza, somos rodeados por sistemas, formados por mais de uma substância, as chamadas misturas, sendo classificadas de homogêneas ou heterogêneas. Essas misturas são muito interessantes para o estudo da química e são chamadas de soluções.

Os componentes de uma solução são chamados de soluto e de solvente, sendo o soluto a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução. E o solvente é substância que dissolve o soluto.

De acordo com a proporção entre soluto e solvente ainda podem ser classificadas como soluções diluídas quando há pouco soluto em relação ao solvente e soluções concentradas quando contêm grande quantidade de soluto. A solubilidade é a propriedade que as substâncias têm de se dissolverem num solvente. Varia de soluto para soluto, com o tipo de solvente e é diretamente influenciada pela temperatura. A quantidade máxima de soluto dissolvida numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura, é denominada coeficiente de solubilidade.

As soluções também são classificadas baseando no coeficiente de solubilidade, como não saturadas ou insaturadas que contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a estabelecida pelo coeficiente de solubilidade. Como saturadas que atingiram o coeficiente de solubilidade, ou seja, contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura. Se adicionarmos mais soluto nessa solução, a massa excedida não se dissolverá e se depositará no fundo do recipiente. E também como supersaturadas que contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a estabelecida pelo coeficiente de solubilidade (instáveis).

As soluções podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: soluções gasosas (onde um elemento sólido, líquido ou gasoso é dissolvido em gás), soluções líquidas (onde um elemento sólido, líquido ou gasoso é dissolvido em líquido) e soluções sólidas (onde um elemento sólido, líquido ou gasoso é dissolvido em sólido).

Nas soluções também pode ocorrer à dissolução química, a solvatação e a dispersão. Para que ocorra o processo da dissolução é necessário que as partículas do soluto e do solvente apresentem atrações entre si decorrentes de forças de natureza eletrostática. Na solvatação ocorrer por meio de interações dos tipos dipolo-dipolo ou íon-dipolo, onde os polos carregados do soluto e do solvente arranjam-se de forma a encontrar um equilíbrio. E na dispersão, solvente e soluto são apolares e, apesar das forças de interação solvente-soluto serem fracas, mais fracas ainda são as forças de atração intermolecular (solvente-solvente e soluto-soluto) de London, e, portanto, a solução se efetua.

1.2 TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

As primeiras titulações foram feitas a partir do século XVIII, e a técnica foi aperfeiçoada no século XIX por Gay-Lussac e Mohr. A titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. (ATKINS; JONES, 2006)

A titulação é um método de análise volumétrica para determinar a concentração exata de uma solução mediante a utilização de outra solução de concentração rigorosamente conhecida, contida na bureta, que se adiciona lentamente à solução de concentração desconhecida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (262.6 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com