TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROBERT BOYLE: VIDA E OBRA

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ROBERT BOYLE: VIDA E OBRA

-

LAVRAS – MG

2016

-

ROBERT BOYLE: VIDA E OBRA

[pic 2]

Professor:

LAVRAS – MG

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................................3
  2. VIDA........................................................................................................................3
  1. OBRAS...................................................................................................................4
  1.  THE SCEPTICAL CHYMIST..................................................................................4
  2.  NEM EXPERIMENTS............................................................................................5
  3. ROYAL SOCIETY...................................................................................................5
  1. BOYLE E O FÓSFORO DE HENNING BRAND ...................................................5
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................6
  3. ANEXOS.................................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................10


1. INTRODUÇÃO

        Neste trabalho será abordada a biografia, as principais obras e a influência de Robert Boyle na química.  O cientista foi responsável pela transição da alquimia para a química, aplicando raciocínio científico no desenvolvimento da mesma. Assim, o lado metafísico ligado às práticas foi deixado de lado.

        Teve obras marcantes como The Sceptical Chymist (O Químico Cético) e New Experiments (Novos Experimentos). Em ambos, Boyle vai de confronto às teorias aristotélicas e também à química de Paracelso.

        Robert Boyle ainda foi um dos fundadores da Royal Society, que se faz ativa até os dias atuais, sendo a maior influência das ciências.

Essas e outras informações sobre esses diversos aspectos serão abordadas mais profundamente ao decorrer deste trabalho.

O tema sobre Robert Boyle foi escolhido devido ao fato de ele ter sido responsável por essa transição da alquimia para a química e também por ter dado acesso às informações científicas a quem quisesse, já que seu livro, considerado o primeiro livro de química, foi escrito em inglês.

2. VIDA

        Robert Boyle nasceu em 25 de janeiro de 1627, em Lismore Castle, Irlanda - Grã-Bretanha. Filho do primeiro Conde de Cork teve uma educação sofisticada. Quando criança aprendeu a falar outras línguas, como latim e francês. Estudou no Colégio de Eton de 1635 a 1639 e, com apenas 12 anos, iniciou uma excursão europeia com seu tutor particular.

        Nessa excursão, teve a oportunidade de entrar em contato com Galileu Galilei, em Florença, e com a obra de Pierre Gassendi, defensor da teoria atômica da matéria, na França.

        Foi, então, para a Inglaterra, onde tinha recebido propriedades de seu pai. Mesmo com muitos irmãos, a quantia com que seu pai o ajudava era satisfatória, equivalente a cerca de oito milhões de reais por ano, na atualidade. Sendo assim, podia se dedicar totalmente aos estudos da ciência. Lá, começou a aplicar os conhecimentos adquiridos em seu “tour” pela Europa. Com a teoria de Francis Bacon, baseada na experimentação, tomando força e a Alquimia sendo deixada de lado, não havia momento mais oportuno para Boyle ir para a terra da rainha, pois as mudanças estavam começando.

        Boyle diferenciou-se por fazer anotações detalhadas de seus experimentos. Além de se preocupar com o aspecto qualitativo, também se preocupava com o quantitativo, comparava os resultados obtidos e compunha hipóteses.

        Suas obras mais importantes foram The Sceptical Chymist (1661) e a segunda edição de New Experiments. Foi fundador da Sociedade Real de Ciências da Inglaterra (Royal Society).

        Robert Boyle morreu aos 64 anos, no ano de 1691, em Londres.

3. OBRAS

3.1. THE SCEPTICAL CHYMIST

        Segundo a Drª. Anna Marie Roos, especialista na história da Química, O Químico Cético, em português, representa a transição da alquimia para a química e alguns o consideram o primeiro livro de química. Foi também o primeiro livro a ser escrito em inglês, dando a todos acesso às informações. No geral, Robert Boyle estava dando uma abordagem mais científica ao que chamavam até então de alquimia.

No livro, o cientista critica as ideias aristotélicas dos quatro elementos e a teoria dos três elementos de Paracelso. Seu conceito sobre elementos era que seriam corpos primitivos e simples, puros de qualquer mistura; são o que compõe as misturas.

Boyle redigiu seu livro em forma de um diálogo, onde havia um aristotélico, um defensor da química de Paracelso e um químico cético. O raciocínio científico foi utilizado, com ideias distintas e claras. O químico conclui como e por que um tema especial de estudo deveria ser composto pela observação de substâncias individuais e suas transformações.

3.2 NEM EXPERIMENTS

        Tal título tem vários volumes, porém o que mais se destaca é a publicação de 1662, em seu apêndice, onde há o que hoje conhecemos como Lei de Boyle, que nos diz que: um volume V de uma amostra de ar, mantida à temperatura constante, varia com o inverso da pressão P. Matematicamente: P.V = constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (854.6 Kb)   docx (648.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com