TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realatorio quimica preparo de soluções

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Neste relatório está descrito os procedimentos realizados na Aula 2 de Quimica Geral Experimental. Onde fizemos o preparo de soluções de NaCl e água a fim de encontrar uma determinada Concentração. Para fazer tal atividade utilizamos equipamentos como balanças e a vidraçaria.

Sumário

Introdução

Objetivo

Materiais e Métodos

Resultados e Discussão

Conclusão

Referências Bibliográficas

1 - Introdução

As soluções são altamente utilizadas na química laboratorial. Por isso saber sobre suas características é de grande valia. Uma solução nada mais é do que uma mistura homogênea de umas ou mais substâncias composta por um solvente e um soluto.

Soluto: substância que está presente em menor quantidade. Substância que é dissolvida.

Solvente: substância que está presente em maior quantidade. Substância que dissolve.

Concentração das soluções é a quantidade de soluto presente em certa quantidade de solvente. Pode ser estipulada de várias maneiras como, por exemplo:

Concentração Comum (C)

Concentração comum é a quantidade de massa de soluto em certo volume de solução. Sua equação é dada por:

C = m/V

A concentração comum é expressa em g/L-1, onde a massa (m) é dada em gramas e o volume (V) em Litros.

Concentração Molar ou Molaridade (M)

Concentração molar é a quantidade de mols de soluto em certo volume de solução. E é definida pela equação:

M = n/V

Onde (M) é expressa em mol/litro, (n) é o número de mols e (V) volume da solução.

2 - Objetivo

O preparo de soluções aquosas em diferentes tipos de concentrações de NaCl

3 - Materiais e métodos

Pipeta graduada de 25ml

Pipetador / J Prolab

Becker de 25ml / Qualividros

Becker de 50ml Sem Marca

Conta gotas de 3ml Sem Marca

Funil Uniglass 65mm

Balão volumétrico de 50ml

Balança semi-analítica / Shimadzu

Balança analítica / BEL

Espátula Sem Marca

Experimento 1

Neste experimento, pegou-se o vidro de relógio, colocou-se na balança, fez-se a tara do peso e obteve-se uma massa de 2,02g de NaCl, passou-se o mesmo para o becker com auxílio da pisseta, já solvendo parte do soluto na água. Transferiu-se a mistura para o balão volumétrico com auxílio do funil e enxaguou-se os possíveis resíduos no funil com a pisseta. Com um conta gotas, acertou-se a medida do nível da mistura no menisco e vertemos o balão volumétrico, para que houvesse a solução completa do soluto com o solvente.

Experimento 2.1

Neste experimento, colocou-se o vidro de relógio, tarou-se a balança, obteve-se a massa de 0,2526g de NaCl. Com auxílio da pisseta, transferiu-se a porção de NaCl do vidro de relógio para o becker, misturou-se e transferiu-se para o balão volumétrico com o funil e foi utilizada a pisseta para tirar resíduos que poderiam ter restado no funil ou no tubo do balão volumétrico. Colocou-se mais água no becker, e com o conta gotas, ajustou-se o nível da solução no menisco e verteu-se o balão a fim de fazer a solução completa da mistura.

Experimento 2.2

Neste experimento, pesou-se 2,51g de NaCl sob o vidro e relógio, retornou-se a bancada, e administrou-se uma pipeta volumétrica, para conseguir 22,5ml de água. Colocou-se 25 ml de água no becker e com a pipeta volumétrica e o pipetador, retirou-se todo o líquido no becker, e então pipetou-se a quantidade de líquido necessária. Adicionou-se o soluto ao líquido e misturamos, a fim de solver completamente o soluto.

Experimento 3

Calculada a molaridade, pesou-se 0,3040 de NaCl, referentes a 0,100 mol/L de solução. Fez-se a solução de NaCl em água no becker. Com o funil, transferiu-se para o balão volumétrico e com a pisseta, retirou-se os possíveis resíduos do funil, becker e do tubo do balão. Acertou-se o nível de água no menisco com o conta gotas e verteu-se o balão a fim de terminar a mistura da solução.

Experimento 4

Neste experimento, fez-se uma solução de 0,02mol/L de NaCl a partir do experimento anterior. Retirou-se 9,6ml da solução do experimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com