TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Quimica PRÁTICA 2-PREPARO DE SOLUÇÕES

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Quimica PRÁTICA 2-PREPARO DE SOLUÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  4.380 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Na natureza dificilmente as substâncias se apresentam na sua forma pura , quase sempre elas se apresentam na forma de misturas.

Misturas homogêneas são aquelas em que é impossível distinguir individualmente cada um de seus componentes, sua aparência é portanto uniforme, a essas misturas dá-se o nome de soluções (Soluto + Solvente) .

Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias em que a dispersão de uma substância na outra se dá na escala de suas partículas sejam elas : moléculas,íons ou átomos .

Este relatório consiste numa fonte de informações sobre preparo de soluções conceitos,tipos e unidades de concentração e diluições .Todas as informações obtidas proveram de experimentos feitos pelos integrantes do grupo.

OBJETIVOS:

Nesta aula calculamos os valores de preparo das soluções e utilizamos as vidrarias e equipamentos do laboratório de Química, para preparar as soluções. Os pontos importantes que foram assimilados foram:

• Se Executamos os cálculos relativos as misturas para preparo de soluções.

• Se Utilizamos corretamente as vidrarias para medição de volumes;

• Se Utilizamos corretamente a balança digital;

MATERIAIS E REAGENTES:

Materiais: Balança Analítica; Reagentes: Cloreto de sódio P. A,(NaCl)

2 Béqueres de 100 ml; Hidróxido de sódio( NaOH);

2 Bastões de vidro; Ácido sulfúrico(H2SO4);

2 Pissetas; Água destilada ou deionizada;

2 Balões Volumétricos; Sulfato de cobre CuSO4.

Espátulas;

Funil de vidro.

PROCEDIMENTO DE PREPARO E CÁLCULO DE SOLUÇÕES

1º ENSAIO: Preparar uma solução aquosa de NaOH de concentração de 0,5mol/l.Pese a massa calculada de NaOH em um béquer de 100ml.Solubilize e complete o volume de balão volumétrico.

2ºENSAIO: Preparar uma solução aquosa de NaCl de concentração de 0,5g/l.Pese a massa calculada de NaCl em um béquer de 100ml.Solubilize e complete o volume de balão volumétrico.

3º ENSAIO: Preparar uma solução aquosa de H2SO4 de concentração de 0,1mol/l.Calcule a massa de H2SO4 e converta para volume a ser colocado em um béquer de 100ml.Solubilize e complete o volume do balão volumétrico.

4º ENSAIO: Preparar uma solução aquosa de CuSO4 de concentração de 500 mg/l.Pese a massa calculada de CuSO4 em um béquer de 100ml.Solubilize e complete o volume de balão volumétrico.

CÁLCULOS:

PROCEDIMENTO PARA UTILIZAÇÃO DA BALANÇA ANALÍTICA DIGITAL

A balança analítica é um dos instrumentos de medida mais usados no laboratório e dela dependem basicamente todos os resultados analíticos. As balanças analíticas modernas, que podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com