TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação de neutralização

Artigo: Reação de neutralização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Artigo  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivos observar uma reação de neutralização, determinar a concentração de ácido acético em uma amostra de vinagre por meio da titulação volumétrica, tomar contato com a técnica de titulação e o indicador fenolftaleína, verificar a escala de medida de acidez-basicidade de uma solução e entender como se calcula o pH por meio da concentração de H+ .

Os compostos inorgânicos ácidos e bases estão presentes no cotidiano de qualquer ser humano. Estes compostos têm propriedades de grande importância industrial e comercial. Quando em contato, ácidos e bases reagem produzindo sal e água. Esta é, sem dúvida, uma das mais famosas reações químicas (reação de neutralização).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Ana Clara Marinho, este experimento é feito para que se possa determinar a concentração de ácido acético (H3CCOOH) no vinagre. Para isso foi misturado uma solução de hidróxido de sódio (de concentração molar de 0,1mol/L) a uma solução de ácido acético de volume igual a 55 mL. Para se determinar essa concentração, usaram-se conceitos como indicadores ácido-base, titulação e transformações molares. Além de determinar a concentração de ácido acético, o experimento visa verificar quanto de hidróxido de sódio é necessário para neutralizar a solução. .

MATERIAS E METODOS

Para esse procedimento, foram utilizados os seguintes materiais:

-Pera: para facilitar o uso com a pipeta.

-Pipeta de 20mL: para medir o volume.

-Erlenmeyer de 250mL: para a titulação.

-Bureta de 50mL: usada, também, para medir volumes.

-50mL de solução NaOH 1,0 mol/L.

-Suporte universal: para apoiar as garras.

-2 garras: para segurar a pipeta e/ou a bureta.

-20mL de vinagre claro.

-Copo Becker: usando para medir volumes.

-Solução de fenolftaleína: 5 gotas

-H2O: para verificar se a bureta esta fechada.

Coloca-se o becker embaixo da bureta, que estará presa no suporte com as garras, para verificar se ela esta fechada ou aberta usa-se água.Controlar a gota no lento, e logo após descartar essa mesma água no Becker, e jogar fora, pois se tratava de um teste.Fazendo a solução de fato, coloca-se o Becker de volta em baixo da bureta, para que se coloque a solução básica NaOH, que é o neutralizante. Juntamente com as 5 gotas de fenolftaleína, que é o indicador ácido-base, são substâncias que adquirem cor diferente na presença de soluções ácidas e de soluções básicas. São elas que permitem identificar o pH de determinada solução que se deseja estudar.

Os neutralizantes podem ser ácidos ou bases e, apesar do nome, não necessariamente vão conferir neutralidade (pH 7) à formulação. Os neutralizantes ácidos, chamados de acidulantes, são usados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com