TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação química é a transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1. Introdução 3

2. Objetivo 3

3. Material 3

4. Reagentes 4

5. Procedimentos 4

Experimento 1 4

Experimento 2 4

Experimento 3 5

Experimento 4 5

6. Discussoes dos Resultados 5

Experimento 1 5

Experimento 2 6

Experimento 3 6

Experimento 4 6

7. Aplicaçao Industrial 7

8. Conclusão 8

9. Bibliografia 9

1. Introdução

Reação química é a transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve alterações relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas dos reagentes e algumas outras.

As reações desenvolvidas neste estudo prático ocorrem em soluções aquosas. Metais são reagidos com ácidos e vários tipos de sais reagem com vários tipos de outros reagentes. Deste modo, é imprescindível usar-se o conceito de Arrhenius, de que: “Substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se em íons hidrogênios (H+); substâncias básicas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se em íons hidroxilas (OH-)” - na identificação de ácidos e bases.

A transformação química é denominada reação química. Assim, reação química é o processo pelo qual átomos ou grupos de átomos são redistribuídos, resultando em mudança na composição molecular das substâncias. As substâncias que desaparecem durante essas reações recebem o nome de reagentes, e as que são formadas são os produtos, esses produtos obtidos dependem das condições sob as quais a reação química toma lugar.

A matéria encontra-se em transformação permanente na Natureza, por isso, é de suma importância conhecer os elementos químicos e suas reações, para que possamos de forma ativa e em tempo hábil contornar situações extremas do ponto de vista químico e ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e da vida das espécies como um todo.

2. Objetivo

O objetivo da aula prática é explorar os tipos mais comuns de reações inorgânicas que podem ocorrer em solução aquosa. Adquirir conhecimento com aula prática e experimentos laboratoriais.

3. Material

 07 Tubos de ensaio;

 01 Bastão de vidro;

 01 Pipeta graduada;

 01 Espátula;

 01 Pera de borracha.

4. Reagentes

 Solução 1% de AgNO3 (nitrato de prata);

 Solução 1% de NaCℓ (cloreto de sódio);

 Solução CuSO4 (1mol/L, sulfato de cobre);

 Solução de HCℓ (1mol/L, ácido clorídrico);

 Solução de NaOH (1mol/L, hidróxido de sódio);

 Solução de fenolftaleína (indicador ácido – base, solução alcoólica 1%);

 Bicarbonato de sódio (NaHCO3).

5. Procedimentos

Experimento 1

Material utilizado: 2 tubos de ensaio, NaCℓ (cloreto de sódio), AgNO3 (nitrato de prata).

Procedimento e Observações: Foram separados os tubos de ensaio e numerados como tubo 1 e tubo 2, em seguida foi inserido 3mL de AgNO3 no tubo 1 e 3mL de NaCℓ no tubo 2, logo após o conteúdo do tubo 2 foi transferido para o tubo 1. Ao entrarem em contato as substâncias se transformaram em um mistura homogênea.

Experimento 2

Material utilizado: 2 tubos de ensaio, HCℓ (acido clorídrico), NaOH (hidróxido de sódio), Fenolftaleína (solução alcoólica 1%).

Procedimento e Observações: Foram separados os tubos de ensaio e numerados como tubo 3 e tubo 4. No tubo 3 foi inserido 3mL de HCℓ e em seguida 1 gota de Fenolftaleína, ao entrarem em contato não houve reação, ficou uma mistura homogênea de coloração transparente.

No tubo 4 foi inserido 3mL de NaOH e em seguida 1 gota de Fenolftaleína, ao entrarem em contato se transformou em uma solução heterogênea com 2 colorações, quase todo liquido transparente com a superfície rosada, ao agitar o tubo de ensaio se tornou uma mistura homogênea com todo seu conteúdo de coloração rosada que foi clareando lentamente.

Logo após foi transferido todo o conteúdo do tubo 3 para o tubo 4, de imediato houve uma separação das substancias se dividindo, ao fundo com uma colação roxa e da metade para cima transparente, ao agitar o tubo de ensaio a coloração foi sumindo até se transformar em uma mistura homogênea e transparente em seu ponto final.

Experimento 3

Material utilizado: 2 tubos de ensaio, NaOH (hidróxido de sódio), CuSO4 (sulfato de cobre).

Procedimento e Observações: Foram separados os tubos de ensaio e numerados como tubo 5 e tubo 6, em seguida foi inserido 3mL de NaOH no tubo 5 e 3mL de CuSO4 no tubo 6, logo após o conteúdo do tubo 5 foi transferido para o tubo 6. Ao entrarem em contato as substâncias entraram em processo de precipitação com coloração azul.

Experimento 4

Material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (576.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com