TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Oxirredução

Por:   •  13/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.465 Palavras (14 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADES OSWALDO CRUZ

Técnicas Básicas

Júlia Cseiman  Número:1022134

Larissa Ansanelo  Número:1022144

Stephanye Laura  Numero:1622029

São Paulo

2023

INTRODUÇÃO

“Uma classe importante de reações químicas inclui as mudanças nos estados de oxidação dos reagentes. A oxidação é a perda de um ou mais elétron, enquanto a redução é o ganho de um ou mais elétrons. O processo total de perda ou ganho de elétrons constitui uma reação redox” (ATKINS, 2018)

Para reconhecer quando com mais facilidade quando se trata desse tipo de reação é só observar o número de oxidação dos elementos e comparar com o número encontrado nos reagentes e nos produtos. O número de oxidação conhecimento como NOX, é  é a carga elétrica que um elemento adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial (δ) que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente. Quando ocorre a redução o NOX diminui já quando ocorre a oxidação o NOX aumenta.

Dentro das reações redox há dois conceitos bastante discutidos: agente redutor e agente oxidante. O agente redutor é aquele que responsável por provocar a redução de uma substância, consequentemente o agente oxidante é o que reduz e provoca a oxidação de outro.

Para determinar o elemento que irá reduzir e o que irá oxidar, é utilizado o potencial padrão de redução, que indica a tendência que um elemento tem de receber elétrons. A diferença deste potencial entre dois compostos envolvidos na reação de oxirredução gera uma voltagem- mecanismo utilizado nas pilhas. Sendo que, O potencial padrão de qualquer célula galvânica corresponde à soma dos potenciais padrão das semi-reações de oxidação (Eoox) e redução (Eored): Eocélula= Eoox + Eored

Desta forma, o presente relatório tem como objetivo apresentar as reações de oxirredução realizadas no laboratório, estudando a variação de nox de cada elemento para determinar o agente oxidante e o redutor, tal como as mudanças visuais que são analisadas na estrutura dos compostos envolvidos, e a diferença de potencial padrão gerada em algumas reações específicas.

OBJETIVOS:

Verificar experimentalmente a tendência que algumas substâncias apresentam à oxidação e à redução, bem como os produtos formados da reação.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

1.Reação entre ácido clorídrico e dióxido de manganês

Em um tubo de ensaio foi colocado uma pequena quantidade de dióxido de manganês. Em seguida adicionou-se 1 mL de ácido clorídrico concentrado. Após isso foi colocado rapidamente na boca do tubo de ensaio uma tira de papel de filtro embebida em solução de iodeto de potássio.

2.Reação entre permanganato de potássio e peróxido de hidrogênio em meio ácido

Adicionou-se em um tudo de ensaio 1mL de solução de permanganato de potássio, em seguida colocou-se 1 mL de ácido sulfúrico diluído, e por último 1 mL de peróxido de hidrogênio.

3.Reação entre dicromato de potássio e álcool etílico em meio ácido

Foi adicionado 4mL de solução de dicromato de potássio e 2mL de ácido de sulfúrico diluído em um béquer 250 mL. Acrescentou-se 4 mL de álcool etílico. Utilizando um bico de Bunsen, foi aquecido cuidadosamente sobre uma tela de amianto.

4.Reação entre sulfato de ferro (III) e peróxido de hidrogênio em meio ácido

Em um tubo e ensaio acrecentou-se 1 mL de solução de sulfato de ferro (II), em seguida adicionou-se 1 mL de ácido sulfúrico diluído, foi  inserido 1 mL de peroxido de hidrogênio, e por último 1 mL de solução de tiocianato de amônio.

5.Reação entre iodeto de potássio e peróxido de hidrogênio em meio ácido

Adicionou-se 1 mL de solução de iodeto de potássio em um tubo de ensaio, acrecentou-se 1 mL de ácido sulfúrico diluído, foi colocado 1 mL de peroxido de hidrogênio e adicionado 2 mL de clorofórmio.

6. Reação entre cloreto de ferro (III) e hidrogênio

A - Em um tubo de ensaio foi inserido 1 mL de solução de cloreto de ferro (II),   adicionou-s um pequeno pedaço de zinco, em seguida 1 mL de ácido clorídrico, e por ultimo colocou-se 4 gotas de solução de tiocianato de amônio.

B – Colocou-se 1 mL de H2O em um tudo de ensaio, em seguida adicionou-se uma gota de solução de cloreto de ferro (III) e 4 gotas de solução de tiocianato de amônio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

1.Reação entre ácido clorídrico e dióxido de manganês

A reação do ácido clorídrico com o dióxido de manganês ocorre em duas etapas. Na etapa 1 houve a redução do manganês de Mn+4 para Mn+2 isso ocorreu pois o manganês entre todos os elementos contidos na reação é o que apresenta o maior E° potencial padrão de redução, sendo +1,23, sendo assim, HCl agiu como agente redutor (Cl- sofreu uma oxidação tendo o seu nox diminuído de -1 para 0). A reação é descrita por:

MnO2(s) + 4 HCl (aq) →MnCl2(aq) + Cl2(g)+ 2 H2O(aq)

O gás clorídrico liberado entra em contato com o papel de filtro embebido de iodeto de potássio que foi colocado na boca do tubo de ensaio, e ocorre uma reação de óxido-redução novamente. O gás clorídrico reduz, indo de nox 0 para -1, originando o íon cloreto (Cl-), e o íon iodo oxida (nox de -1 vai para 0). A reação que ocorre de oxidação é a responsável pela cor amarelada encontrada no papel, que é a passagem de iodeto para gás Iodo (I2) e possui a seguinte equação:

2 I-(aq) + Cl2(g) → I2(s) + 2 Cl-(aq)

O Iodo em temperatura ambiente é um sólido que é extremamente volátil por isso com o passar do tempo a marca amarelada vai ficando mais evidente e escura.

[pic 1]

[pic 2]

2.  Reação entre permanganato de potássio e peróxido de hidrogênio em meio ácido.

Neste procedimento foi realizada a reação de oxirredução do permanganato de potássio e peróxido de hidrogênio utilizando o ácido sulfúrico para acidificar o meio, conforme a equação descrita abaixo:

2KMnO4(aq) + 3H2SO4(aq)+ 5H2O2(aq) → K2SO4(aq) + 2MnSO4(aq)+ 8H2O(aq)+ 5O2(g)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (707.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com