TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações químicas - conceito

Abstract: Reações químicas - conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Abstract  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Reações químicas - conceito

As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos. Em uma linguagem mais acadêmica, dizemos que uma reação química promove mudança na estrutura da matéria.

A reação química é um fenômeno em que os átomos permanecem praticamente intactos. Na reação química, as moléculas (ou aglomerados iônicos) iniciais são “desmontadas” e seus átomos são reaproveitados para “montar” as moléculas (ou aglomerados iônicos) finais.

Existem vários critérios para classificar reações químicas, um deles relaciona o número de substâncias que reagem (reagentes) e o número de substâncias produzidas (produtos).

Tipos de reações químicas

As reações químicas são classificadas em: reação de síntese ou adição, reação de análise ou decomposição, reação de deslocamento ou simples-troca e reação de dupla troca.

1- Reação de síntese ou adição: São aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto.

A + B → AB

Exemplo: quando o magnésio reage com o oxigênio do ar

2Mg(s) + 1 O2(g) → 2MgO(s)

Essa reação se faz presente em flashes fotográficos descartáveis Esses flashes são fabricados com um filamento de magnésio metálico que, na hora do “clic”, sofre uma reação com o oxigênio do ar. Alguns foguetes sinalizadores de socorro para aviões e navios também se baseiam nesse processo.

Outros exemplos:

Fe + S  FeS

2H2 + O2  2H2O

2 - Reações de análise ou decomposição: As reações de análise ou decomposição são o oposto das reações de síntese, ou seja, um reagente dá origem a produtos mais simples que ele. Escrevendo a reação genérica fica fácil entender o que acontece:

AB → A + B

Exemplo: Os airbags são dispositivos de segurança presentes em vários automóveis. Quando acionamos esse dispositivo, a rápida decomposição do composto de sódio NaN3(s) origina N2(g) que faz inflar os airbags. Veja a reação:

2NaN3(s) → 3N2(g) + 2Na(s)

Outros exemplos:

2H2O  2H2 + O2

2H2O2  2H2O + O2

3 - Reações de deslocamento ou simples-troca: ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.

A + XY → AY + X

Vamos entender o que aconteceu: C trocou de lugar A. Simples assim, mas será que isso ocorre sempre? É intuitivo que não. Imagine o seguinte: você entra em um baile e vê a pessoa com quem gostaria de dançar dançando com outra pessoa. Você vai até lá e tentará fazê-la mudar de par, ou seja, estará tentando deslocar o acompanhante indesejável e assumir seu lugar. Se você for mais forte que o "indesejável", basta dar-lhe um empurrão e assumir seu lugar, mas se ele for um brutamontes troglodita, possivelmente ele nem sentirá seu empurrão. Na reação de deslocamento o processo é idêntico: C vê B ligado a A, aproxima-se e, sendo mais forte, desloca A e assume a ligação com B. Caso C não seja mais forte que A nada acontece.

Basta então saber que é mais forte que quem:

Exemplo: Quando uma lâmina de zinco é introduzida em uma solução aquosa de ácido clorídrico, vai ocorrer a formação de cloreto de zinco e o gás hidrogênio vai ser liberado.

Zn (s) + 2HCl (aq) → ZnCl2(aq) + H2 (g)

Observe que o Zinco deslocou o Hidrogênio, daí o porquê do nome “reação de deslocamento”.

Outros exemplos:

2Na + 2H2O  2NaOH + H2 (o sódio desloca o hidrogênio da água H-OH)

Au + HCl  não reage (o ouro não consegue deslocar o hidrogênio)

4 - Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.

AB + CD → AD + CB

Exemplo: a reação entre o ácido sulfúrico com hidróxido de bário produz água e sulfato de bário.

H2SO4 (aq) + Ba(OH)2(aq) → 2H2O(l) + BaSO4(s)

O produto sulfato de bário: BaSO4(s) é um sal branco insolúvel.

Outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com