TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Fisico-Quimica - Calor de Neutralização

Por:   •  1/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1]

CAMPUS SOUSA

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PERIODO: 2018.2

DISCIPLINA: FISICA-QUÍMICA I

DAMIAO DA SILVA DANTAS

        

“VARIAÇÃO DE ENTROPIA DE UM PROCESSO IRREVERSÍVEL”

SOUSA

FEVEREIRO DE 2019

INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA[pic 2]

CAMPUS SOUSA

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PERIODO: 2018.2

DISCIPLINA: FISICA-QUÍMICA I

        

“VARIAÇÃO DE ENTROPIA DE UM PROCESSO IRREVERSÍVEL”

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

O presente relatório consiste na prática laboratorial da disciplina de Físico-Química I, que representa uma nota como requisitode aprovação da disciplina pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa

PROFESSOR: HIGO DE LIMA BEZERRA CAVALCANTI

SOUSA

FEVEREIRO DE 2019

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        ................................................................................................................3

2OBJETIVOS        ......................................................................................................................5

3MATERIAIS E REAGENTES        ..........................................................................................6

4PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        7

5RESULTADOS E DISCUSSÕES        .....................................................................................9

6CONCLUSÃO.......................................................................................................................12

REFERÊNCIAS        ..................................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como meta mostrar o que ocorreu durante a aula prática desenvolvida no laboratório de Química do curso de Licenciatura em Química do IFPB campus Sousa, no ultimo dia 05/02/2018, realizado sobre a supervisão e orientação do professor titular da disciplina de Fisico-Química I.

Tendo em vista que a aula foi desenvolvida com o propósito de determinar a variação de entropia para o processo de mistura de duas amostras de água a diferentes temperaturas e observar as variações de entropia para o resfriamento do sistema calorimétrico e para o aquecimento de uma amostra de água destilada. Calculando a variação de entropia total, dada por: ΔST = ΔScal + ΔSágua.

Assim, para esse processo seguimos as seguintes etapas:

A variação infinitesimal da entropia é definida por:

dS ≥ dqrev/T                        (1)

em que a igualdade é válida para processos reversíveis e a desigualdade para processos irreversíveis. Para uma transformação finita, a variação de entropia é dada pela integral:

ΔS = ∫ifdqrev/T                        (2)

que é a soma das variações de entropia para cada uma das etapas infinitesimais que levam do estado inicial i ao estado final f, completando o processo irreversível.

Num processo à pressão constante, o calor transferido em cada etapa infinitesimal foi dado pela seguinte expressão:

dqrev=CpdT                        (3)

ondedqrev é o calor trocado neste processo à P constante, dT é a variação infinitesimal da temperatura e Cp é a capacidade calorífica à pressão constante.

Substituindo (3) em (2) obtemos:

ΔS = ∫ifCpdT/T                        (4)

que fornece a variação de entropia de um processo à P constante.

Nesta aula prática foi determinada a variação de entropia para o processo de mistura de duas amostras de água a diferentes temperaturas. No interior de um calorímetro adiabático ocorreram diferentes processos: o aquecimento de uma quantidade de água fria, o resfriamento do mesmo volume de água quente e o resfriamento do conjunto calorimétrico como um todo.

O calor absorvido ou cedido pelo calorímetro foi expresso por:

qcal=Cp,calΔT                        (5)

ondeCp,calé a capacidade calorífica do sistema calorimétrico (também conhecido como equivalente d’água do calorímetro) e ΔT é a variação de temperatura. Uma vez que o calorímetro atua de forma a não permitir a entrada e saída de calor para o meio externo (paredes adiabáticas) temos que o qcal + qprocesso = 0, e o calor absorvido ou cedido pelo calorímetro são na verdade dado através da capacidade calorífica do sistemacalorimétrico(combinação calorímetro + conteúdo), CP,cal. Desse modo, foi feito a calibração prévia do sistema calorimétrico.

Com o conhecimento da capacidade calorífica do sistema calorimétrico (na aula prática em particular, calorímetro + água), tornou-se possível determinar o calor trocado num processo que ocorre no interior do calorímetro a partir da relação:

qcal=−qprocesso.                        (6)

Durante a aula prática foram observadas as variações de entropia para o resfriamento do sistema calorimétrico e para o aquecimento de uma amostra de água destilada. A variação de entropia total foi finalmente dada por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (613.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com