TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio e questionario Introdução as tecnicas de laboratorio

Por:   •  21/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Departamento de Química

1º Relatório de Química Geral Experimental

Experiência I – Técnicas de laboratório/Noções de segurança

Alunos: Fábio Alves; Dayane Souza

Turma PE1

Prof. Luiz Otávio

Belo Horizonte, 22 de setembro de 2015

OBJETIVOS

  • Familiarizar-se com algumas das vidrarias e equipamentos do laboratório, bem como a maneira apropriada de manuseá-los;
  • Praticar o modo correto de se realizar a leitura de medidas determinadas no laboratório em instrumentos como béquer, proveta, pipeta, etc., e como expressá-las corretamente em notação científica;
  • Aprender a maneira apropriada de realizar o tratamento de dados experimentais, através do correto emprego de algarismos significativos e de conceitos como valor médio, desvio padrão e desvio padrão relativo.

MATERIAL UTILIZADO

Vidrarias e equipamentos

Balança; bico de gás; balão volumétrico de 25 ml e de 250 ml; bureta de 50 ml; proveta de 10 ml, 50 ml e 100 ml; béquer de 50 ml e 250 ml; pipeta volumétrica de 10 ml; pipeta graduada de 10 ml; pinça metálica; termômetro de 0 a 100°C; tela de amianto; tripé; garra; tubo de ensaio; pérolas de vidro.

Reagentes

Água e etanol.

INTRODUÇÃO

        Dados experimentais são inerentemente sujeitos a um certo grau de incerteza e podem diferir do valor de referência (X) e dos valores individuais entre si (xi).

A fim de que os resultados observados nas experiências realizadas dentro do laboratório de Química possam ser compreendidos por todos aqueles interessados no seu uso, não somente o executor do experimento, é essencial que eles sejam expressos corretamente. Nesse sentido, deve-se fazer uso dos algarismos significativos (aqueles dígitos fornecidos pelo instrumento medidor) e da notação científica (número entre 1 e 10 vezes uma potência de 10).

 Além disso, deve-se cuidar para que eles sejam obtidos de uma tal forma a garantir a fidelidade (exatidão) e a reprodutibilidade (precisão) de uma série de experimentos similares realizados.

Uma avaliação quantitativa acerca do grau de incerteza envolvido em uma série de medidas envolvem o cálculo dos seguintes parâmetros:

  • Valor médio: média aritmética simples das medidas;
  • Desvio padrão: parâmetro mais utilizado para avaliar a dispersão de uma série de medidas, definido pela seguinte expressão

[pic 2]

  • Desvio padrão relativo (s% ou srel): utilizado para compar a precisão dos resultados. Quanto menor o desvio, maior a precisão.

;        [pic 3][pic 4]

  • Erro (): diferença entre o valor individual (ou a média) e o valor de referência.[pic 5]

, ou [pic 6][pic 7]

  • Erro relativo: comparação entre a sua amplitude e o valor de referência.

;        Exatidão [pic 8][pic 9]

No caso de se realizar apenas uma medida, o desvio passa a ser igual ao erro do aparelho fornecido pelo fabricante, ou no caso da ausência desse, metade da sensibilidade do instrumento medidor.

PROCEDIMENTOS

PARTE 1: Determinação do ponto de ebulição da água

Sobre um agitador magnético com aquecimento regulado a 75% de sua potência máxima foi posicionado um béquer (250 ml) com 175 ml de água destilada e 3 pérolas de porcelana. A ebulição da água foi aguardada, e a sua temperatura correspondente foi medida com o auxílio de um termômetro de mercúrio.

[pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

Figura 1: Montagem realizada na primeira parte da aula prática – determinação do ponto de ebulição da água. (Esquema feito com auxílio do software Chemix – disponível em )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (295.7 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com