TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  29/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

ETEC GETÚLIO VARGAS

Relatório de titulação para a determinação de basicidade de amostras de água

Giovani Santos

Huana Barbosa

Matheus Vieira

Nicolas Tanga

Rafael Silva

Rodrigo Rocha

2ºH

São Paulo, abril de 2015


Sumário

Introdução        

Objetivo        

Materiais        

Reagentes        

Procedimento        

Resultados        

Conclusão        

Referências bibliográficas:        

Introdução

A água é um composto molecular polar com geometria angular, com os átomos de hidrogênio nas extremidades e o de oxigênio no vértice, apresentando um átomo de oxigênio com carga parcial negativa, por este ser mais eletronegativo, e dois átomos de hidrogênio com carga parcial positiva, apresentando, assim, a característica dessa substância apresentar um dipolo.

Devido à substância apresentar sua natureza polar, esta pode ser utilizada como um bom solvente de substâncias também polares. A capacidade de uma substância se dissolver em água depende de ela poder ou não igualar ou superar as grandes forças atrativas que as moléculas de água exercem umas sobre as outras através de pontes de hidrogênio e interações dipolo-dipolo. Em meio à dissolução, pode ocorrer a dissociação ou a ionização do soluto, algo que ocorre devido a superação da energia de ionização dos átomos que compõem o composto pelas atrações eletrostáticas que a água induz.

Esses solutos que ionizam ou se dissociam podem apenas sofrer a solvatação ou mesmo reagir com a água, fenômeno denominado de hidrólise, fenômeno que pode ser observado com sais, que são compostos iônicos que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-, podendo ser formados pela reação de um ácido e uma base, de um metal e um ácido, ou mesmo de um óxido ácido e um óxido básico.  Tais substâncias, em contato com a água formam ácidos e bases, estabelecendo, logo em seguida, um equilíbrio químico entre eles. Entretanto, este equilíbrio químico pode ser afetado pela força do ácido ou base formado, propiciando a formação de um ambiente aquoso ácido ou básico.

Os sais se apresentam como as substâncias mais comuns por alterações do caráter anfótero da água, entretanto, essa característica pode ser alterada com a adição de demais substâncias ao líquido.

Objetivo

O experimento teve por objetivo determinar a intensidade de alcalinidade de três amostras de água e a concentração de íons OH- pela sua equivalente concentração em (CO3)2- por meio do processo de titulação.

Materiais

  • Um erlenmeyer;
  • Três provetas;
  • Uma bureta;
  • Uma garra para bureta;
  • Uma bureta;
  • Um suporte universal;
  • Béqueres para o transporte de solução titulante, descarte e armazenamento de amostras.

Reagentes

  • Solução titulante de HCl a 0,2 M;
  • Indicador laranja de metila (C14H14N3NaO3S).

Procedimento

Foi coletado 100mL da primeira amostra em uma Proveta e em seguida vertido em um Erlenmeyer. Enquanto isso, os demais componentes do grupo montavam o sistema de titulação e ambientavam a bureta com 10 mL de solução titulante. Posteriormente a mesma fora fixada no suporte universal e se adicionou 50 mL de solução titulante, tomando cuidados para se evitar a formação de bolhas.

Em seguida, se adicionou duas gotas de indicador laranja de metila a amostra e agitou-se a solução dentro do erlenmeyer, adquirindo coloração levemente amarelada. Posteriormente, a amostra foi submetida ao gotejamento, com a realização de agitamentos periódicos para a homogeneização da solução, sendo o gotejamento interrompido com a percepção da mudança de coloração. Após a anotação dos dados, descartou-se a solução titulada, para depois lavar o erlenmeyer.

O procedimento de coleta da amostra foi repetido na segunda e terceira amostras, recolhendo em ambas 100 mL de amostra, para depois serem adicionadas duas gotas do indicador, e posteriormente realizados os processos de titulação.

Resultados

Por meio do processo de titulação foi-se verificado que na primeira amostra foram gastos 1,2 mL de solução titulante, enquanto que na segunda amostra foram gastos 2,7 mL de titulante e na terceira amostra 6,8 mL. Através dos volumes gastos de titulante, podem-se realizar as seguintes equações para a determinação de concentração equivalente de CaCO3:

  1. Primeira amostra (volume gasto de solução titulante: 1,2 mL):

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

  1. Segunda amostra (volume gasto de solução titulante: 2,7 mL)

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

  1. Terceira amostra (volume gasto de solução titulante: 6,8 mL):

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Assim verificamos que a concentração em gramas equivalente de OH- em CaCO3 na primeira amostra é de 720 mg/L, na segunda amostra de 1620 mg/L e na terceira amostra de 4080 mg/L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com