TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  20/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

ENGENHARIA ELÉTRICA/ PRODUÇÃO

Relatório de Experimento

Profª Inara Amoroso

“TESTE DE CHAMAS”

Engenharia Elétrica:

Roberto Lima             RA 8871422394

Sirlon C. Mariguetti     RA 0000000000

Engenharia de Produção

Bárbara Dobre          RA 9094469410

Deydson Pinheiro      RA 8821382917

Josiane Alves             RA 9911175722

Mayara Souza            RA 8827400394

Mércia Freitas            RA 9911147606

Viviane Amâncio        RA 9750430984

RIBEIRÃO PRETO

2014

1. Introdução        

O modelo de Bohr foi usado no experimento do teste de chamas e representa os níveis de energia, onde cada elétron possui a sua energia, sua própria órbita e com quantidades de energia já determinadas. Nesse modelo fica o conceito que os atómos movem-se ao redor do núcleo, ao saltar de órbita emite ou ganha radiação e ao retornar libera energia em forma de luz.

[pic 1]

(Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala23/image23/23_MA02_05.gif)

Bohr organizou os elétrons em camadas ou níveis de energia, sendo que cada camada possui um nome e deve conter um número máximo de elétron. Como mostra a tabela abaixo:

[pic 2]

Para melhor entendimento do modelo de Bohr foi utilizado neste experimento o chamado Teste de Chama ou Prova de Chama, que é um método de identificação utilizado para detectar a presença de íons metálicos. Ou seja, através deste procedimento é possível observar a radiação liberada por alguns elementos químicos quando os mesmos recebem energia em forma de calor (no caso da chama).

Neste teste as substâncias são aplicadas em um fio de cobre e exposta ao calor, os elétrons absorvem energia e elevam-se para a camada mais externa, ao retornarem para a camada anterior, liberam energia em forma de luz. Tendo assim cores definidas para cada elemento. Para isso a amostra deve estar em contato com a zona redutora da chama, e a cor na zona oxidante.

[pic 3]

 Fonte: (http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/06/teste-da-chama-00x224.jpg)


2. Objetivo

Observar as emissões luminosas dos elementos e suas respectivas colorações ao serem colocados na chama.

3. Materiais e Métodos

5 tubos de ensaio;

• 1 fio metálico de cobre;

• Bico de Bunsen.

        Tem-se cinco tubos de ensaio, cada um contendo uma pequena quantidade dos seguintes elementos: Cloreto de Potássio (K+), Cloreto de Bário (Ba²+), Cloreto de Estrôncio (Sr²+), Cloreto de Sódio (Na+) e Cloreto de Cálcio (Ca²+).

        A chama do bico de Bunsen apresenta uma coloração azulada ideal para o experimento. Utilizando-se o fio metálico de cobre, mergulha-se o mesmo nas soluções e leve-o até a chama, observando-se o fenômeno luminoso que acontece e sua coloração. Não deixar o fio por muito tempo em contato com a chama, pois dessa forma chega-se a uma chama final “verde”, podendo também comprometer o mesmo. Utilizando primeiramente a solução de cloreto de potássio, observa-se que a primeira coloração a ser visualizada apresenta cor violeta, em sequência utiliza-se a solução de cloreto de bário e observa-se que a coloração apresenta cor verde, em seguida utiliza-se o cloreto de estrôncio e observa-se que a coloração apresenta cor vermelha, em seguida utiliza-se o cloreto de sódio e observa-se que a coloração apresenta cor alaranjada e por fim utiliza-se cloreto de cálcio e observa-se que a coloração apresenta cor verde. Para chegar a uma conclusão, propõe-se que repita o experimento algumas vezes para obter-se um resultado concreto das colorações.


4. Resultados e Discussões

      Obteve-se, com o auxílio de todo o material e os métodos usados, chamas com cores variadas alternando-se de acordo com cada elemento químico utilizado. Ao posicionar o fio de cobre repetidas vezes sobre a chama, atingiu-se as seguintes cores:

  1. Potássio emitiu a cor violeta;
  2. Bário emitiu a cor verde;
  3. Cálcio emitiu a cor vermelha
  4. Estrôncio emitiu a cor vermelha
  5. Sódio emitiu a cor laranja

Tabela 1. Cores emitidas

Elemento químico

Potássio

Bário

Cálcio

Estrôncio

Sódio

Cor emitida

Violeta

Verde

Vermelho

Vermelho

Laranja


5. Conclusões

Pode-se concluir que através de cada tipo de substancias há uma reação, onde rapidamente ao colocar o bário de ferro sobre a chama pode-se ver uma luz que transmite uma cor diferente para cada elemento químico. Essa reação é originada pelo átomo que ao absorver energia (calor) transmite o átomo para outra camada da órbita e ao voltar para sua primeira posição, emite a luz (fóton) que se pode ver a olho nu. Porém, nem para todos os elementos químicos podemos apreciar esse fenômeno da luz, pois alguns não podemos ver a olho nu, mas temos a convicção de que há uma reação, mas nesse experimento usando cinco de substancias diferentes, conclui-se que é capaz de ver cada feixe de luz emitido brevemente, segue o nome das substancias e suas respectivas cores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (397.9 Kb)   docx (236.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com