TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Análise de Ânions

Por:   •  4/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  6.579 Palavras (27 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 27

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Química Teórica e Experimental[pic 1]

QUI0603 – Química Analítica Qualitativa Prof. Francisco Claudece Pereira

Relatório da Atividade 1:

Análise de Ânions Testes de Identificação

DISCENTES: ANA JÚLIA NASCIMENTO DE ARAÚJO ÉRIKA CRISTINA LISBOA PEREIRA FERNANDO PEDRO DA SILVA

RONALDO FLORÊNCIO DO NASCIMENTO

Natal/RN

Novembro de 2021

RESUMO:

O presente relatório apresenta definições, informações e experimentos sobre o grupo dos íons ânions, que são subdivididos em 4 grupos. Descreve separadamente e a utilidade de cada espécie, para nós seres vivos, como na agricultura, na área da saúde, no oceano, na fabricação de explosivos e etc, mostrando assim, a importância da Química para a sociedade. Mostra de forma detalhada como são feitas as experiências, o material utilizado, todo o processo necessário para se obter as soluções, todos os resultados identificando cada espécie química, e discutindo sobre cada reação e seus achados. Por fim, depois de analisar todo o processo, conclui quais foram os resultados adquiridos no experimento, e se esses resultados foram os esperados, cumprindo o objetivo.

1.0 – INTRODUÇÃO

Os ânions - assim como os cátions - podem ser divididos em grupos para classificá-los quando submetidos a experimentos de Química Analítica Qualitativa, neste caso a divisão é feita em 4 grupos.

Os componentes do primeiro grupo de ânions são o fluoreto, o cloreto, o brometo e o iodeto. Essas quatro espécies fazem parte dos halogênios, no qual esse nome deriva do grego e significa formadores de sais, todos que compõem essa família são ametais, por isso possuem propriedades semelhantes, como a característica de todos apresentarem 7 elétrons na camada de valência e consequentemente têm a facilidade de receber um elétron. As espécies, com exceção do iodo, são consideradas tóxicas. Segundo a Divisão de Toxicologia Humana e Saúde ambiental, o flúor é o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos químicos, contudo é encontrado na natureza somente na sua forma iônica, fluoreto, combinado a metais ou ao hidrogênio e no caso do fluoreto é um ânion muito utilizado na higiene pessoal, mais especificamente na parte da higiene bucal, tendo um papel muito importante nesse aspecto por auxiliar na proteção dos dentes contra cáries, como enfatizado por Paulo, Marcos e Jaime (2011), nas últimas décadas do século XX, o declínio da cárie dentária na população infantil foi descrito em vários países desenvolvidos. A causa mais importante desse fato epidemiológico, inédito

até então, tem sido atribuída à expansão do uso de fluoretos. Mas se torna benéfico à saúde apenas em pequenas quantidades por se tratar de uma espécie tóxica.

O Cloreto é encontrado com abundância em nosso cotidiano na água variando em quantidade, pode ser encontrado dissociado do cátion em água potável, poços, no mar e na forma do sal de cozinha, NaCl, sendo a maioria dos sais que envolvem esse ânion solúveis em água, com exceção do cloreto de prata, de chumbo, compostos de cobre e mercúrio. Esse ânion pode ser considerado um importante fornecedor de minerais ao organismo humano.

Assim como o Cloreto, o brometo é um íon que pode ser encontrado no mar e é encontrado com altos teores em alimentos de origem marinha. Uma utilidade para o brometo é na área veterinária como uma droga antiepiléptica para animais domésticos.

Já o iodeto pode ser encontrado na composição de algas, sendo o oceano uma fonte com porções mais ricas dessa espécie. É um íon utilizado na área da saúde onde possui uma importância no tratamento de tireoide hiperativa, ajudando a bloquear a liberação excessiva do hormônio produzido pela tireoide na corrente sanguínea. Também pode ser utilizado em forma de iodeto de potássio no caso de alguém ter passado por uma exposição à radiação.

No segundo grupo de ânions existem três componentes, o NO3, NO2e SCN, sendo evidente a presença de um átomo de nitrogênio em cada um dos ânions como uma das semelhanças existentes entre eles.

O ânion nitrato tem uma importância relevante em diversos processos distintos, um deles é no ciclo do nitrogênio, por ser a principal fonte de nitrogênio para a flora. Na agricultura podem ser utilizados como fertilizantes, mas também como pesticidas, sendo que o excesso é prejudicial ao ambiente porque pode ocorrer a contaminação de água e de lençóis freáticos, ao ser ingerida essa água contaminada pode ocorrer vasodilatação causando uma hipotensão postural, além de dor de cabeça, diarreia e mal-estar. Outra utilização de compostos com esse ânion está na fabricação de explosivos, fogos de artifício e pólvora.

Enquanto que o íon nitrito (NO2) também é um agente importante no ciclo do nitrogênio por ser uma fonte de nitrogênio, da mesma forma do íon (NO3).

Os nitritos combinam-se com a mioglobina da carne, dando origem ao pigmento nitrosomioglobina, responsável pela coloração avermelhada das carnes curadas, e retardam a oxidação de lipídeos, fatores sensoriais essenciais para a aceitação destes produtos. Além disso, estes aditivos possuem comprovada atividade bacteriostática, sobre bactérias do gênero clostridium, especialmente em alimentos de baixo pH, o que contribui para a preservação destes. (TOLEDO e REYES, 1990).

Ao ser ingerido esse íon, no caso de consumo de carnes curadas, essa situação pode gerar risco toxicológico para a saúde humana, sendo considerado a formação de substâncias cancerígenas no organismo.

E o tiocianato (SCN), último componente do segundo grupo, pode fazer parte de compostos tanto orgânicos, quanto inorgânicos. Dos compostos que podem ser formados com esse ânion um deles, o tiocianato de mercúrio (II), era utilizado antigamente em pirotecnia.

No grupo 3 existe o acetato, o carbonato e o sulfato como componentes, que são semelhantes pelas múltiplas ligações que o átomo principal faz com oxigênios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (247.6 Kb)   docx (84.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com