TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Análise instrumental aplicada a farmácia

Por:   •  8/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

DOSAGEM DO ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE

Isadora Oliveira C. Monteiro

Willinéya Pina Barbosa Oliveira Silva

Medrielle Percigate Soares

Lorhana Moura Pinto

Flávia Galvão Justo

Elisângela Franca Hertel

Palavras-chave: Ácido acético, Vinagre, Titulação.

  1. INTRODUÇÃO

Análises químicas são muito utilizadas em controles de qualidade que são essenciais uma vez que o comércio exige cada vez mais produtos bem elaborados e de qualidade. O objetivo principal do controle da qualidade é garantir que todo prestador de serviços ofereça sempre a mesma boa qualidade a todos os clientes. Dentre os controles de qualidade, destacam-se: a dosagem de ácido acético em vinagre (que foi abordado em aula prática), a dosagem de um determinado componente em um medicamento, dentre outros.

O vinagre é um dos condimentos mais antigos e vem sendo utilizado no mundo inteiro. Há muitos anos ele vem sendo utilizado como conservante (de pães e bolos), como agente de limpeza e como condimento. O vinagre comercial consiste essencialmente numa solução diluída de ácido acético (com menores quantidades de outros componentes) e, é produzido pela oxidação bacteriana aeróbica (do gênero Acetobacter) do álcool etílico a ácido acético diluído. O ácido acético é um ácido fraco (Ka =1,753.10-5), monoprótico, cuja concentração pode ser determinada facilmente por titulação com uma solução de base forte, usando fenolftaleína como indicador.

O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% (m/v) de ácido acético de acordo com a legislação brasileira.

  1. OBJETIVO

Dessa forma o objetivo desse trabalho foi avaliar o padrão de qualidade do vinagre, determinando o teor de ácido acético e comparando com o que pede a legislação brasileira estabelece, sendo 4% o teor mínimo e 6% o teor máximo. (4 - 6g de ácido acético por 100mL de vinagre).

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Inicialmente, preparou-se o titulado transferindo uma amostra de 25 mL de vinagre para um balão volumétrico de 250 mL, completando com água destilada até alcançar a calibração. Pipetou-se 25 mL da solução para quatro erlenmeyer e adicionado 3 gotas de fenolftaleína em cada erlenmeyer.

O titulante de Hidróxido de Sódio (NaOH) a 0,1mol/L foi preparado pelo professor Vinicius Rafael Funck, e foi entregue 100 mL para os grupos. Com titulante e titulado preparados iniciou-se a titulação, utilizando o Método Colorimétrico. O processo de titulação implica em gotejar o titulante no erlenmeyer que contém o titulado e o indicador de ácido-base, ao mesmo tempo realiza-se movimentos circulares com o erlenmeyer, até que atinja o ponto de equivalência (viragem de cor), só então interrompe-se o gotejamento do titulante.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

O vinagre contém ácido acético como seu principal constituinte ácido. A determinação da concentração deste ácido é feita por titulação de neutralização com solução de NaOH. Trata-se da execução de uma reação de neutralização por meio da adição de uma solução titulante a uma solução titulada, com concentrações e quantidades conhecidas (SIMÕES, 2012). A neutralização promove uma alteração do pH do meio reacional, a ser conferida por meio de mudança na coloração do meio previamente tratado com indicadores (titulação colorimétrica). Dessa forma é possível descobrir a concentração de alguma espécie química ácida ou básica a partir da quantidade de titulante necessário para neutralizá-lo.  A fenolftaleína é um exemplo de indicador ácido-base sintético muito usado em laboratório como um indicador de base ácida. Fenolftaleína, (C20H14O4), um composto orgânico da família das ftalinas que é amplamente empregado como um indicador ácido-base. Como um indicador do pH de uma solução, a fenolftaleína é incolor abaixo de pH 8,5 e atinge uma tonalidade rosa a vermelho escuro acima de pH 9,0. Inicialmente o indicador fenolftaleína fica incolor no vinagre, porque está em meio ácido. Mas, quando a quantidade de íons H+ fornecidos pelo ácido acético e a quantidade de íons OH- fornecidos pela soda cáustica se igualar, atingindo o ponto de equivalência (ou ponto de viragem), a solução muda de cor, para o rosa, que é a cor da fenolftaleína em meio básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com