TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática de Química Geral

Por:   •  10/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA

LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GABRIEL DOS SANTOS

GUSTAVO GUILHERME

HENRIQUE ALEIXO TEIXEIRA

JOSÉ VINICIO LIZOT

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL

Indicadores e teste de chama

Alta Floresta – MT

24 de abril de 2019


GABRIEL DOS SANTOS

GUSTAVO GUILHERME DE JESUS

HENRIQUE ALEIXO TEIXEIRA

JOSÉ VINICIO LIZOT

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL

Indicadores e teste de chama

Experimento de substâncias e transformações de medidas. Aula instruída no laboratório didático II e referente a matéria de Química Geral, aplicada pelo professor Dr. Nilton de Souza Arantes.

Alta Floresta – MT

24 de abril de 2019


OBJETIVO

 Determinar o pH  de  várias  soluções através  de  testes  no  laboratório  e  o  uso  dos  indicadores  de  pH e levar diferentes amostras de sais ao fogo, para que, por meio da coloração das chamas, seja possível identificar o elemento presente em cada composto.

  1.  INTRODUÇÃO

O presente relatório trata-se sobre a aula pratica em laboratório, que decorreu aos dias 24 de abril de 2019, no laboratório didático II. Foram apresentados reagentes e sais, como substância para que fosse possível conhecer tais elementos e  suas propriedades. Alguns elementos alteravam a coloração dos indicadores de pH, e ao expor diferentes substâncias ao fogo, houve alteração na cor da chama.

  1.  PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

PH  significa  "potencial  Hidrogeniônico", uma  escala  lo garítmica  que  mede  o  grau  de  acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.Este  conceito  foi  introduzido  em  1909  pelo  químico  dinamarquês  Soren  Peter  Lauritz

Sorensen.  O  pH  varia  de  acordo  com  a  temperatura  e  a  composição  de  cada  substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.). A escala  compreende valores de  0  a 14,  sendo  que o  7  é considerado  o valo r neutro.  O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima

Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH livres em uma solução, e justamente p or esta propriedade s ão usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.

Materiais utilizados:

Hidróxido de sódio (NaOH)

Ácido clorídrico (HCl)

Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2

Limão

Vinagre

Papel de Tornassol

Solução de Fenolftaleína

        Iniciamos experimento da medição do pH cortando dois papeis de Tornassol (azul e vermelho) em 5 pedaços e logo em seguida foram postos sob em duas placas de petri, uma para cada cor. Em outra placa de Petri foi colocado somente as substâcias para utilização a Solução de Fenolftaleína. Em cada papel foi posto uma gota de cada substância para se identificar se é ácido ou base.

        Na parte de experiência do teste de chama houve a preparação de sais para que pudesse ver a alteração de cor– É um procedimento utilizado na Química e também na Física para detectar a presença de alguns íons metálicos em substâncias diversas – cada elemento apresentava uma coloração especifica. Por meio desse experimento é possível identificar o elemento que está presente no composto.

Esse experimento foi feito da seguinte forma: Segurando uma das pontas da haste, que tem proteção contra o calor de propagação, com a outra ponta, na forma de círculo, pega-se uma amostra de um dos sais. Posteriormente, coloca-se esse sal em contato com a chama do bico de Bunsen (parte superior da chama). A cor da chama irá se alterar (Tabela1). Logo em seguida é necessário lavar a ponta da haste com água destilada e colocá-lo na solução de HCL (ácido clorídrico), nisso, se introduz no fogo novamente para verificar se não há nenhum resído do sal utilizado. Logo após, repete-se o processo com os outros sais e nota-se as cores das chamas obtidas em cada caso. (Fig. 1 a 5)

Materiais usados:

Bico de Bunsen

Fio de platina

Sais diversos (tabela 1)

Solução de ácido clorídrico

  1.  RESULTADOS

Experimento 1 (teste com indicadores)

Quando há variação dos pHs, as soluções assum em diferentes colorações que são visualizadas facilmente através da inspeção visual.

Experimento 2 (teste de chama)

(Tabela 1)

SUBSTÂNCIAS

CORES OBTIDAS NO TESTE DE CHAMAS

Nitrato de Sódio

Alaranjado

Hidróxido de Potássio

Azul

Cloreto de Cálcio

Vermelho/Alaranjado

Sulfato de Cobre

Verde

Carbonato de Magnésio

Alaranjado forte

[pic 1]  [pic 2]  [pic 3]  [pic 4] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (89.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com