TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Procedimento Experimental

Por:   •  9/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

Procedimento Experimental:

TE – 1 Teste para ácidos voláteis ou Instáveis:

Pegou-se 3 tubos de ensaio contendo amostras 1A, 1B E 3C utilizou-se 0,5 mL da solução amostra em três tubos de ensaios respectivamente e adicionou-se 1 gota de ácido sulfúrico H2SO4 6 mol L -1, observou-se atentamente com o tubo ao nível dos olhos, misturou-se sempre observando, cheirou-se levemente o gás desprendido impelindo com a mão o ar na direção das narinas, aqueceu-se em banho-maria e observou-se qualquer reação.

à HCl

CO3 2- + 2H+ + SO4 2- à CO2 + SO4 2- + H20

TE – 2 Teste para substâncias fortemente redutoras:

Adicionou-se 0,5 ml da solução amostra em um tubo de ensaio com H2SO4 6 mol L-1 e adicionou-se gota a gota a solução de KMnO4 0,002M observou-se em seguida aqueceu-se por um minuto.

Cl -

Descoloramento do permanganato

C2O4 2-

Descoloramento do permanganato mais rápido a quente

TE – 3 Teste para ânions que formam sais de prata pouco solúveis

Em dois tubos se ensaio colocou-se duas amostras 1A E 3C respectivamente contendo 0,5 mL de solução e adicionou-se 1 gota de nitrato de prata AgNO3 0,1 mol L -1, observou-se se houve formação de precipitado, adicionou-se mais 5 gotas e observou-se a cor do precipitado. Adicionou-se HNO3 até as soluções ficarem com pH ácido e adicionou-se 5 gotas em excesso. Observou-se nos dois tubos se o precipitado dissolveu-se, caso não, o teste é negativo, ou seja os ânions em questão estão ausentes. Já se formar precipitado o resultado é positivo

SCN- e Cl -

Precipitado Branco

TE 4 – Teste para ânions que formam sais de cálcio pouco solúveis

Em dois tubos se ensaio colocou-se duas amostras 1A E 3C respectivamente contendo 0,5 mL de solução e adicionou-se 3 gotas de Ca(NO3)2. Adicionou-se NH3 6 mol l -1 até a solução se tonar alcalina, verificou-se se houve formação de precipitado.

C2O4 2- e HPO4 2-

Precipitado Branco

TE 5 – Teste para ânions que formam sais de Bário pouco solúveis

Em dois tubos se ensaio colocou-se duas amostras 1A E 3C respectivamente contendo 0,5 mL de solução e adicionou-se 3 gotas de BaCl2, com a formação do precipitado, centrifugou-se e rejeitou-se o sobrenadante. Observou-se a cor do precipitado, em seguida adicionou-se 6 gotas de HCl 6 mol l -1 ao precipitado e observou-se.

SO4 2-

Precipitado branco insolúvel em HCl

Testes de identificação:

Identificação do íon cloreto:

Acidificou-se 0,5 ml da solução amostra com HNO3 6 mol l -1 e adicionou-se gotas AgNO3, observou-se se houve a formação de um precipitado branco em forma de coágulos podendo identificar assim a presença de AgCl. Centrifugou-se e rejeitou-se a solução sobrenadante adicionou-se NH3 6 mol l -1 até pH alcalino e 5 gotas em excesso. Observou-se se o precipitado dissolveu-se, acidificou-se novamente a solução com HNO3 6 mol l-1 e se o precipitado branco voltar a se formar constata-se assim a presença do cloreto.

Identificação do íon sulfato:

Acidificou-se 0,5 ml da solução amostra com algumas gotas de HCl 6 mol l -1 e adicionou-se algumas gotas de BaCl2, a formação de um precipitado branco, BaSO4, indica a presença de sulfato.

Identificação do íon Oxalato:

Acidificou-se 0,5 ml da solução amostra com ácido acético ch3cooh 6 mol l -1 e acrescentou-se a mesma quantidade usada para acidificar-se em excesso. Adicionou-se algumas gotas de Ca(NO3)2 a solução e deixou-se em repouso por um minuto, centrifugou-se e lavou-se duas vezes com água quente e acrescentou-se ao precipitado 4 gotas de H2S04 18M. Aqueceu-se brevemente em banho-maria para dissolver-se o precipitado, adicionou-se uma gota de KmnO4 0,002 M, agitou-se, e adicionou-se gota a gota mais KMnO4, a presença do oxalato é indicada pelo descoloramento do permanganato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (572.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com